Página inicial > Notícias > Podcast 'Elas na Ciência' estreia com bate-papo com a diretora do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Letras (IFCHS/Ufam), professora Iraildes Caldas Torres

Acessos: 425

Voltado a apresentar trajetórias de cientistas amazonenses, o podcast  conta com 10 episódios que serão exibidos até o próximo mês de agosto. Confira os episódios no canal do Podcast no Youtube e na seção especial do Portal Edilene Mafra

Editado por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Com informações da FIC/Ufam

O podcast 'Elas na Ciência' estreou, no último dia 2 de fevereiro, com o propósito de apresentar histórias de mulheres cientistas amazonenses. O primeiro episódio – disponível nas plataformas digitais do projeto – traz uma conversa sobre as pesquisas desenvolvidas pela cientista Iraildes Caldas Torres,  referência em estudos sobre Gênero.

Os episódios, em formato de bate-papo, têm a duração de 30 minutos e contam com a apresentação das pesquisadoras e professoras Inara Costa e Edilene Mafra, da Faculdade de Informação e Comunicação (FIC). O projeto tem o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), por meio do edital do 'Programa Empreendedorismo Feminino'.

Projeto “Elas na ciência”

O projeto ‘Pesquisadoras e Empreendedoras conectadas pela Ciência e Tecnologia na Amazônia' aborda os perfis das cientistas que se destacam no Amazonas cujas pesquisas estão alinhadas com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU). “A proposta é divulgar pesquisas científicas desenvolvidas na Amazônia, dando maior visibilidade para o trabalho das mulheres cientistas e incentivando o empreendedorismo feminino. Para isso, o podcast foi a melhor alternativa por ser de baixo custo, de grande alcance na internet, no formato de uma conversa descontraída”, afirma Inara Costa, coordenadora do 'Elas na Ciência'.

Edilene Mafra, parceira no projeto, comemora a criação de um espaço na mídia para que o público conheça as pesquisadoras que contribuem com o desenvolvimento da Ciência na Amazônia. "Nós, que estamos mais perto da universidade, temos noção do nível intelectual e profissional das pesquisadoras do Amazonas, e com o Podcast Elas na Ciência, o público tem uma ótima oportunidade conhecer essas mulheres brilhantes e se inspirar com suas histórias de vida", reforça.

O 'Elas na Ciência’ é realizado em parceria com o Portal Edilene Mafra, plataforma especializada em cultura amazônica, que disponibilizará o conteúdo multimídia do projeto. A equipe ainda é composta pelas pesquisadoras Cristiane Barbosa, Manuella Dantas e Mayane Batista, que assinam a pesquisa e a produção dos podcasts.

Primeiro episódio

No primeiro episódio, a entrevistada foi a doutora Iraildes Caldas Torres, diretora do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS). A pesquisadora é reconhecida pelos estudos em 'gênero', 'manifestações simbólicas', 'movimentos e práticas sociais na Amazônia'.

Durante a entrevista, foram abordadas temáticas relacionadas aos ODSs: 5 – Igualdade de Gênero, 7- Energia Renováveis e 11- Cidades e Comunidades Sustentáveis. Professora Iraildes Caldas contou detalhes sobre o início da carreira como pesquisadora e incentivou outras mulheres a realizarem pesquisas na Amazônia. Os episódios estão disponíveis no canal no Youtube  e na seção especial no Portal Edilene MafraMais informações sobre o projeto podem ser obtidas no Instagram (@elasnacienciapodcast).