Página inicial > Notícias > IFCHS realiza nos dias 18 e 19 de julho, Seminário “Duzentos anos de Brasil e a Amazônia: para onde vamos?”

Acessos: 1916

Tendo apoio da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e de outras instituições de ensino e pesquisa, a Fundação Perseu Abrama promove nos dias 18 e 19 de julho de 2022, o Seminário “Duzentos anos de Brasil e a Amazônia: para onde vamos?” que acontece no auditório Rio Solimões do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS), no Setor Norte do Campus Universitário.

De acordo com os coordenadores do evento, o objetivo do evento é favorecer o diálogo crítico em torno da temática, pois, os duzentos anos da independência do Brasil é uma data que propicia reflexões, que nos leva a nos perguntarmos: independência para quem? Essa pergunta tem um peso no presente, quando o cotidiano do país é dominado por violências de todas as ordens, ameaças aos direitos conquistados, aos espaços de reflexão e produção de conhecimento e ciência.

Segundo os coordenadores, essas violências são permeadas por um imaginário construído que, para ser rompido, exige debate e articulação daqueles que resistem. São as independências de fato e de direito, dos grupos submetidos, destituídos de sua “razão”, direitos e principalmente de sua humanidade. É necessário pensarmos o Brasil que queremos para os próximos duzentos anos ou mais, ou seja, o Brasil para o qual queremos e desejamos caminhar. Essa é uma responsabilidade de toda a sociedade, que perpassa pela discussão de todos os campos do conhecimento, dentro da universidade e com a comunidade.

Mais do que fatos, o passado nos permite lapidar nosso olhar para o presente e especialmente para o futuro, para a herança que será deixada para as futuras gerações, responsáveis por traçar os rumos de uma nova História, mais justa, mais inclusiva e com real espírito democrático e pleno de cidadania, comentam.

Nesse sentido, os organizadores do evento convidam a comunidade acadêmica, a militância dos movimentos sociais para estarem conosco, discutindo o processo histórico por um Brasil independente e os seus desafios para o futuro.

Os problemas sociais do presente são agudos, exigem respostas urgentes e uma coesão social desde o povo trabalhador para solucioná-los. É com esse intuito que os coordenadores convidam pesquisadores (as) para participar do seminário, buscando abordar em especial o contexto da região norte do Brasil, suas peculiaridades regionais, neste contexto dos duzentos anos da independência do Brasil e suas preocupações do momento atual e futuro.

A coordenação ajustou o evento em quatro mesas que abordarão as seguintes temáticas:

-A independência tardia na região amazônica,

- As lutas populares nos 200 anos de Brasil

- A educação e a democracia

- A floresta e o meio ambiente, a soberania e os desafios para o futuro da região