Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam lança Revista Especial – Cursos em Júbilo edição n.2 em versão digital
Início do conteúdo da página

Ufam lança Revista Especial – Cursos em Júbilo edição n.2 em versão digital

Publicado: Sexta, 06 de Dezembro de 2019, 16h51 | Última atualização em Segunda, 16 de Dezembro de 2019, 13h00 | Acessos: 3642

Ao todo, três cursos de graduação e cinco programas de pós-graduação e um curso de doutorado são contemplados nesta segunda edição da revista

Para comemorar as datas de criação de alguns dos cursos de graduação e de pós-graduação da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), que completaram 10, 15, 20, 30 e até 60 anos em 2018, a Ufam preparou mais uma edição da Revista Cursos em Júbilo. Desta vez, foram os cursos de graduação em Ciências Sociais, Design e Economia são contemplados. Já na pós-graduação, fazem parte da edição o doutorado em Informática, o PPG em Antropologia Social, PPG em Matemática, PPG em Sociedade e Cultura na Amazônia e PPG em Ciências Florestais e Ambientais.

Acesse a revista, que foi publicada somente em versão digital.

As reportagens resgatam a história dos cursos, o contexto em que foram implantados, assim como as conquistas e os desafios enfrentados ao longo do tempo. Entre os cursos mais tradicionais da Ufam, o bacharelado em Ciências Econômicas chegou aos 60 anos em 2018. Ciências Sociais, graduação marcada por movimentos de luta e resistência, alcançou suas três primeiras décadas, mesmo tempo de vida do curso de Design, chamado de Desenho Industrial quando da sua implantação, em 1988.

A trajetória dos cursos de pós-graduação contemplados na publicação é um pouco mais recente, embora seja igualmente interessante. O doutorado em Informática, por exemplo, tem apenas dez anos e já é conceito cinco pela segunda vez na avaliação da Capes. O PPG em Antropologia Social, estratégico para o estado do Amazonas e para a região Norte, ganhou maturidade ao longo dos seus primeiros dez anos de existência.

Com duas décadas desde a sua primeira turma, a pós-graduação em Matemática da Ufam avança nas parcerias nacionais e internacionais e nas linhas de investigação do doutorado. Já o PPG em Ciências Florestais e Ambientais, abrigado na Faculdade de Ciências Agrárias (FCA), tem como missão primordial investigar a floresta amazônica ao longo de seus 15 anos. Por fim, são comemoradas as duas décadas de vida do PPG em Sociedade e Cultura na Amazônia, o primeiro programa interdisciplinar da região amazônica.

registrado em:
Fim do conteúdo da página