Página inicial > Notícias Destaque > Mais de 1000 trabalhos serão apresentados durante a 28ª edição do Conic

Mais de 1000 trabalhos serão apresentados durante a 28ª edição do Conic

Publicado: Segunda, 14 de Outubro de 2019, 11h51 | Última atualização em Segunda, 14 de Outubro de 2019, 13h16 | Acessos: 2176

Solenidade de abertura do Congresso de Iniciação Científica foi realizado na manhã desta segunda-feira,14, no auditório Eulálio Chaves

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

“A Astronomia como ferramenta multidisciplinar no Ensino Médio”, “Avaliação da capacidade calorífica de biomassas amazônicas através da calorimetria exploratória diferencial” e “Uma metodologia para Inclusão e Integração de objetos do dia-a-dia no contexto da Internet das Coisas” são algumas das 1003 pesquisas que serão apresentadas durante a vigésima oitava edição do Congresso de Iniciação Científica da Universidade Federal do Amazonas (Ufam).

Durante a solenidade de abertura, ocorrida na manhã desta segunda-feira, 14, no auditório Eulálio Chaves – Setor Sul do Campus Universitário Arthur Virgílio Filho, o reitor, professor Sylvio Puga, destacou o cumprimento de intensa agenda institucional. “Hoje já participei da abertura da avaliação dos cursos de nossa Universidade, da abertura do Conic e daqui a pouco sigo para a Assembleia Legislativa, onde o curso de Direito de nossa Universidade recebe homenagem alusiva aos seus 110 anos. Isso demonstra o vigor de nossa Universidade e eu só posso desejar um excelente Conic a todos, pois o Conic é o momento em que compartilhamos com a sociedade as pesquisas que são desenvolvidas na Ufam”, declarou o gestor.

Programa de êxito

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Selma Baçal, afirmou que o 28º Congresso de Iniciação Científica da Ufam expressa o êxito do Programa Institucional de bolsas de Iniciação Científica, lançado em 1984 na Ufam pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). “O Pibic evidencia o sucesso de um dos programas mais importantes já lançados pela Agência e adotado pelas fundações de amparo à pesquisa de todo o país. Nesses 28 anos, o Conic tem mostrado a contribuição do Pibic nos 110 históricos anos da Ufam, formando milhares de alunos, nas nove áreas do conhecimento organizado pelo CNPq e Capes, tendo papel determinante para a qualidade do profissional no mercado de trabalho, na indústria, nos centros de pesquisa e na pós-graduação”.

Aumento expressivo

Ela também destacou que, nos últimos dez anos, houve um aumento expressivo na oferta de bolsas de Iniciação Científica. “Especialmente nos últimos dois anos de gestão, mesmo com toda a dificuldade e limitação de recursos pela qual a instituição passa, o programa mostra sua importância para a região, tendo a Ufam atingido 1782 projetos na edição do Pibic 2018/2019, dos quais 1176 tiveram apoio do CNPq, da Fapeam e da própria Ufam”, declarou a pró-reitora.

Conferência de abertura

Após a solenidade de abertur, foi proferida a conferência de abertura desta edição do Conic. Intitulada “Mudanças Climáticas e grandes obras na Amazônia”, a palestra foi proferida pelo pesquisador do Instituto Nacional de Pesquisa da Amazônia (Inpa), professor Philip Martin Fearnside, (Inpa), bolsista de produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível 1A – Ciências Ambientais e Membro Titular da Academia Brasileira de Ciências.

Pesquisas de excelência

Orientada pela professora Fabiane  Maia Garcia, da Faculdade de Educação (Faced), a acadêmica Gerusa Moraes de Souza ingressou no Pibic no último semestre de sua graduação. Durante o Conic, ela apresentará o trabalho “Educação e cárcere: uma análise sobre a produção técnica e científica da oferta educativa aos privados de liberdade no Amazonas”. A autora do trabalho comenta a expectativa para compartilhar os resultados de sua pesquisa, que foi fundamental para sua aprovação no Mestrado em Educação e para a publicação de seu artigo na revista científica Exitus. “Apresentar minha pesquisa no Conic é uma alegria enorme, pois sempre fui encantada pela pesquisa científica e a Universidade me proporcionou trilhar essa caminhada. Comecei a pesquisar no 3° período da Faculdade e a partir daí eu não parei, fui aprimorando a pesquisa no decorrer do Curso. Hoje eu apresento  o resultado da pesquisa, com um artigo publicado e a aprovação na seleção de Mestrado do PPGE/UFAM não com o sentimento de término, mas com o sentimento de que agora vou avançar para águas mais profundas”, declarou Gerusa.

Programação nos campi

As atividades do Conic em Manaus se estendem até a próxima quarta-feira, 16. Confira a Programação das apresentações. No Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia de Itacoatiara (Icet), o Conic inicia no dia 21 de outubro. No Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB) de Coari, as atividades do Conic iniciam no dia 4 de novembro. No Instituto de Ciências Sociais e Zootecnia (ICSEZ) de Parintins e no Instituto de Natureza e Cultura de Benjami Constant (INC), o Conic inicia no dia 7 de novembro e no dia 13 de novembro o Congresso inicia no Instituto de Educação, Agricultura e Meio Ambiente (IEAA) de Humaitá.