Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > DCE empossa nova gestão 'Retomada' e promove debate sobre pesquisa e sustentabilidade nas cidades amazônicas
Início do conteúdo da página

DCE empossa nova gestão 'Retomada' e promove debate sobre pesquisa e sustentabilidade nas cidades amazônicas

Publicado: Terça, 01 de Outubro de 2024, 16h55 | Última atualização em Quarta, 02 de Outubro de 2024, 08h09 | Acessos: 167

Aconteceu na última sexta-feira, 27, a posse da nova gestão 'Retomada' do Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Amazonas (DCE/Ufam). A cerimônia ocorreu no Auditório Paulo Burhein e, em seguida, conforme a programação ocorreu a mesa-redonda intitulada “O papel dos Centros de Pesquisa e Universidades na Construção de Cidades Resilientes Sustentáveis”. O reitor, professor Sylvio Puga, participou da solenidade que contou com a presença de representantes de órgãos como o do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) e do Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Revisão Rozana Soares

Na composição da mesa de honra, estiveram presentes, além do reitor, professor Sylvio Puga, o professor Francisco Jacob Paiva da Silva, da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua), Ana Grijó, do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas (Sintesam), a professora Arminda Mourão, Lúcia Antony, do Partido Comunista do Brasil (PC do B), dentre outros.

Em seu pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, acredita que a organização estudantil é de suma importância para o contexto da Universidade, não somente na graduação, mas também na pós-graduação. Durante sua vida acadêmica, Puga relembrou de sua participação do Movimento Estudantil, enquanto acadêmico da instituição e, por conseguinte, disse que conhece toda a dinâmica, a metodologia e a forma de atuação dos movimentos. Dessa forma, parabenizou a direção que se encerra, enfatizando o resgate do movimento estudantil da gestão que deixa a direção do DCE. Em seguida, ele parabenizou a nova direção, desejando aos novos membros um ótimo trabalho para que com isso possam fortalecer a universidade pública.

Em um breve discurso, a nova presidente eleita da gestão “Retomada”, Rayane Alencar da Silva, cumprimentou as autoridades presentes e, em seguida, disse que a posse é sempre um momento especial. Ela conta que durante sua direção estará presente juntamente com a coordenação eleita para lutar pelos direitos estudantis e, enfatizou que a principal característica que marca a nova direção, é seu compromisso com uma participação coletiva com atuação de representantes tanto na capital quanto no interior, como a vice-presidente, a estudante do Instituto Natureza e Cultura (INC), Elissandrina Felix Rodrigues, liderança indígena, da etnia Tikuna, no município de Benjamin Constant.

Opinião 

O presidente da Adua, professor Jacob Paiva, reafirma o compromisso do trabalho conjunto com as entidades representativas da comunidade universitária (DCE/Sintesam) naquilo que for pauta comum e, ele reitera a consolidação e a construção da defesa da Universidade e em defesa de novos projetos da sociedade para o Brasil e o mundo. “É com esse espírito que saúdo a nova gestão e reafirmo o compromisso do trabalho coletivo”, completou.

Já a representante do Sintesam, Ana Grijó, acredita que a organização e a retomada do movimento estudantil é de extrema necessidade para a comunidade universitária. “É importante que o movimento estudantil esteja vivo, trazendo a força vital da juventude que luta pelos interesses da universidade pública, democrática e socialmente referenciada”, disse. 

A professora Arminda Mourão, personagem representativa dos movimentos de luta por universidade pública, também é madrinha da nova gestão “Retomada”. No seu discurso, ela apresenta narrativas de luta pela democracia brasileira. “Espero que o DCE lute pelas liberdades democráticas no contexto da universidade pública”, expôs.  

Mesa Redonda 

Dentro da programação, a mesa redonda intitulada “O papel dos centros de pesquisa e universidades na construção de cidade resilientes sustentáveis para o futuro”, foi composta por especialista, ativistas e agentes públicos, que na sua pauta principal abordou os desafios e as oportunidades para a construção de cidades mais sustentáveis na Amazônia, com foco no papel fundamental das universidades e centros de pesquisa nesse processo.

Sobre o DCE-Ufam

O Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Amazonas (DCE-Ufam) é o órgão máximo de representação estudantil da universidade, visando defender os interesses dos estudantes e promover a participação estudantil na gestão da universidade.

Galeria de fotos

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página