Página inicial > Notícias Destaque > Ufam sedia evento sobre internacionalização da Língua Portuguesa

Ufam sedia evento sobre internacionalização da Língua Portuguesa

Publicado: Quarta, 25 de Setembro de 2019, 14h26 | Última atualização em Quarta, 25 de Setembro de 2019, 14h41 | Acessos: 1881

Com o tema “Convergência de águas e encontro de pluralidades em português”, a Ufam sedia pela primeira vez uma edição do Congresso Internacional da Sociedade Internacional de Português como Língua Estrangeira (Consiple), realizado de 25 a 27 de setembro. Promover o ensino do idioma pelo mundo é um dos objetivos do evento que ocorre no auditório Rio Amazonas, da Faculdade de Estudos Sociais.

O evento, que é direcionado para as pessoas que trabalham com o português como língua estrangeira, é itinerante e ocorre em vários lugares do mundo, sendo organizado pela Sociedade Internacional de Português Como Língua Estrangeira (Siple). Na Ufam, o Congresso está sob a coordenação da professora Raynice Silva, da Faculdade de Letras (Flet) e coordenadora do módulo Português para Estrangeiros do Programa Idiomas Sem Fronteiras da Ufam. “Um dos projetos que a gente tem na Universidade é a sua internacionalização. A demanda do ensino de português no mundo e no Brasil, por conta das imigrações, está crescendo cada vez mais, então, a gente está tendo um campo de atuação expandido”, revelou a docente. “Agora a nossa demanda é pensar na pluralidade, a gente trabalha com português para estrangeiros, mas também com Língua Portuguesa para surdos e, no meu caso, para indígenas também. Tantos um grupo quanto o outro não é falante de Língua Portuguesa, ela é a segunda ou língua estrangeira mesmo”, informou a coordenadora.

Para proceder a abertura oficial do evento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga destacou, em seu pronunciamento, o esforço institucional em busca do fortalecimento da presença da Ufam no cenário internacional. “Uma das nossas metas quando assumimos a reitoria foi exatamente buscar a internacionalização da marca Ufam”, ressaltou o gestor. Porque a nossa região é por demais conhecida, que este ano está aí em todas as mídias do mundo, mas a nossa Universidade ainda não tem essa mesma visibilidade. Então, nós traçamos como estratégia fortalecer o nome da nossa Instituição. O professor Wagner e a sua equipe, ao trazer este evento, consagra a nossa estratégia que é divulgar a nossa Universidade e as atividades que fazemos”, expôs o reitor.

Viviane Furtoso, presidente da Siple, agradeceu o apoio dado pela Ufam para a realização do evento, que pela primeira vez ocorre em um dos estados da região Norte do Brasil. “Nesses 27 de existência da Siple, estamos acompanhando o crescimento das demandas, cada dia mais a gente tem demanda nova de aprendizagem seja com português para estrangeiros, que talvez seja o nosso carro-chefe, depois o português como segunda língua para surdos, para comunidades indígenas, como língua de acolhimento, de herança. Neste evento, nós vamos contemplar as especificidades seja de formação de professores, seja de abordagem de material didático, tudo aquilo que vai surgindo cada vez que a gente tem um grupo novo, uma demanda nova”, destacou Viviane.

O professor Wagner Teixeira, diretor da Flet, agradeceu à Siple pela confiança depositada na equipe organizadora do evento e na Ufam para promover a XII edição do Consiple em Manaus. O diretor enfatizou o caráter plural do Amazonas indicando-o como local ideal para sediar o evento que aborda esta temática. O docente agradeceu também à equipe que atuou na realização do Consiple na Ufam. “Quero de forma especial desejar que seja um evento frutífero para cada um que veio da sua casa para Manaus, de outros estados do Brasil e de outras nações, que possamos nos confraternizar, nos congratular nessa pluralidade da Amazônia”, disse.

Programação do Consiple

Com vasta programação, o Consiple tem para o seu primeiro dia, 25, atividades como minicursos, comunicações e pôsteres, além da mesa plenária “Ensino de Português em contextos multilíngues e multiculturais: migrações e diásporas” com a participação de Ana Raquel Matias, do Instituto Universitário de Lisboa, Beatriz Cortês, do Ibraco Bogotá e Leandro Diniz, da Universidade Federal de Minas Gerais.

Na quinta-feira ocorre a mesa plenária “Formação de professores para a diversidade: comunidades de aprendizes de PL2, PL2S e PLE” cujos membros serão Raynice Silva, da Ufam, Nanci Bento, da Universidade Federal da Bahia, Denise Lima, do Programa Idiomas Sem Fronteiras da Universidade Federal de São Carlos.

Já no último dia do evento, 27, a programação inclui, além dos minicursos e comunicações, a mesa plenária “Gestão de línguas e políticas linguísticas para o PLE/PL2 como língua regional, global e pluricêntrica: iniciativas, desafios e prospecções”, com os professores Lía Varela, da Universidad Nacional de Tres de Febrero, Rosângela Morello, do Instituto de Investigação e Desenvolvimento em Política Linguística e Paulo Feytor Pinto, da Siple da Universidade de Coimbra.

Às 16h, será realizada a Conferência de Encerramento com o tema “Viajando em casa: a interculturalidade no PL2E como elemento de aproximação entre estudantes brasileiros e internacionais e nossos campi”, conduzida por Rosa Marina Meyer, da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Confirma a programação completa.