Página inicial > Notícias Destaque > Ufam e Aces Europa/Unesco articulam acordo de cooperação técnica para incentivo do esporte e lazer e promoção de eventos científicos

Publicado: Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 16h18 | Última atualização em Terça, 27 de Fevereiro de 2024, 16h50 | Acessos: 458

Por Sebastião de Oliveira

Revisão Rozana Soares

O reitor, professor Sylvio Puga recebeu na última sexta-feira, 23, uma comitiva formada por representantes da Aces Europa/Unesco, da Fundação Manaus Esporte, da Prefeitura Municipal de Manaus que teve como objetivo firmar parcerias na área de esporte e lazer, mas visando também a promoção de eventos científicos. O diretor da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), professor João Libardoni, participou da reunião, além da titular da Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii), professora Artemis Soares.

Durante a reunião o reitor, professor Sylvio Puga, disse que a pretensão é formalizar um protocolo de intenções entre a Ufam e Aces Europa/Unesco, permitindo assim que estudantes, professores e técnicos administrativos (Taes) possam participar efetivamente das ações que envolvam o esporte e lazer na Instituição. Nesse sentido, Sylvio Puga acredita que nesse encontro foram inauguradas as tratativas iniciais para que esse protocolo seja assinado.

Puga enfatiza que além das atividades de esporte e lazer promovidas pelas duas instituições, essas ações possam ultrapassar o contexto esportivo, promovendo a participação de estudantes em eventos científicos tanto em nível nacional quanto internacional. O reitor concluiu que essa “é uma grande oportunidade de divulgação da nossa produção científica, além do espaço local.”

O representante da Aces Europa/Unesco, responsável por projetos no Brasil, Nuno Santos, disse que após Manaus ser contemplada como cidade do Esporte e Lazer, em que teve a participação da Ufam, hoje, será realizada uma visita técnica para que se possa conhecer as instalações do Campus Universitário. Ele pontuou na reunião quanto à importância da aproximação entre Ufam e PMM para que ambas possam oportunizar não somente estudantes, mas, a população da cidade de Manaus, a exemplo do que ocorre na Europa onde as Universidades desempenham um papel de importância nessa relação.

Quanto à promoção de conhecimento, a partir da participação de estudantes em eventos científicos, o representante da Aces Europa Unesco disse que essa atividade é muito comum nas universidades europeias em que se comprometem a realização de fóruns, seminários, congressos e outros eventos científicos.

A representante da Fundação Manaus Esporte da Prefeitura Municipal de Manaus FME/PMM), Sheila Moura do Amaral, foi responsável pelo dossiê da candidatura junto a Aces América do Sul.  Ela conta que ano passado Manaus se candidatou a cidade sul-americana de esporte e lazer, ganhando a candidatura. “Hoje, estamos na Universidade Federal do Amazonas para firmar parcerias e, como a candidatura não implica somente o contexto municipal e estadual, mas em toda a comunidade tanto pública quanto privada, a Ufam não poderia ficar de fora pela importância que tem  para a ciência  e para as políticas públicas de esporte e lazer. Esse foi o intuito da visita, firmar parcerias visando aproximar a Universidade da sociedade para desenvolver o esporte e o lazer”, expôs.

De acordo com a representante da FME/PMM, Amaral disse que a candidatura passa por duas etapas: a primeira, a confecção do dossiê etapas e a segunda, abrange a visita técnica da comissão e da comitiva da Aces América do Sul para avaliar as condições técnicas de Manaus e, consequentemente, o laureamento. Segundo ela, Manaus é contemplada, principalmente pela dimensão que apresenta dentro da perspectiva do desporto e lazer em que compõem vários espaços e instituições públicas e privadas voltadas para qualidade de vida da população.

Aces Europa

A Associação das Capitais e Cidades Europeias do Desporto (ACES Europa | European Capitals and Cities of Sport Federation), com sede em Bruxelas, não tem fins lucrativos e atribui anualmente, desde 2001, os títulos de Capital, Cidade e Comunidade Europeia do Desporto.

A alocação desses reconhecimentos é feita de acordo com os princípios que determinam que o desporto é um fator de agregação da sociedade, melhoria da qualidade de vida, bem-estar psicofísico e integração completa na comunidade envolvente.

Esta distinção retrata um reconhecimento internacional, mas também o enaltecimento do trabalho desenvolvido no âmbito das políticas desportivas daquelas cidades naquela que é a maior rede de cidades intitulados como “desportivas” na Europa.