Página inicial > Notícias Destaque > Proamde aposta na qualidade de serviços e maximiza o atendimento de pessoas com deficiência

Publicado: Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 16h35 | Última atualização em Sexta, 23 de Fevereiro de 2024, 16h58 | Acessos: 299

O período de recadastramento e de novas inscrições para o Programa de Atividades Motoras para Deficientes – Proamde deverá ampliar o número de pessoas com deficiência nesta edição de 2024. As inscrições ocorreram até sexta-feira, 23.

Por Sebastião de Oliveira

Revisão Rozana Soares

Em pronunciamento, a coordenadora do Proamde, professora Minerva Amorim, disse que o Proamde completa no próximo mês de maio, 24 anos de prestação de serviços à sociedade amazonense que, de acordo com ela, em razão dessa celebração e dos alunos que acompanham desde o início o programa, o recadastramento e a realização das novas inscrições se faz necessário, e tem como intuito pensar o serviço que está sendo oferecido à sociedade que ao mesmo tempo vem trazendo benefícios à comunidade.   As inscrições foram realizadas no auditório Guilherme Nery, Bloco C, da Faculdade de Educação Física da Universidade Federal do Amazonas (Feff/Ufam), setor Sul do Campus Universitário.

Para a coordenadora, os serviços que são oferecidos pelo Proamde não atingem um número expressivo de pessoas, pois, segundo ela, nem todos tem acesso a esse tipo de serviço.  “Então, o Proamde vem desempenhando suas atividades, proporcionando atividades motoras para pessoas com deficiência, desenvolvendo suas capacidades e funcionalidades, a partir da educação física (esportes). Por outro lado, a Feff, por meio do Proamde, qualifica novos profissionais como os Educação Física e Fisioterapia, possibilitando experiências enquanto acadêmicos no atendimento à comunidade”, completou a professora.

A capacidade anual de atendimento no Proamde é de 300 alunos, no entanto, parcerias e outras instituições indicam o Programa que viabiliza a ampliação do número de vagas, o que ultrapassa o número limite do Programa. “Este ano, a coordenação resolveu recadastrar para saber qual é o quantitativo de atendimento nesse período e de quantos novatos iremos receber também”, disse a professora que acredita com isso o programa objetiva oferecer melhor qualidade de vida, visando trabalhar a funcionalidade, desenvolver as potencialidades das crianças para que possam se tornar adolescentes e adultos funcionais, que possam ver a atividade motora como algo que irá ajudá-las na vida e que possam ter melhor qualidade de vida.

Opinião

A senhora Maria Natalina de Oliveira Pereira, mãe da Tália Oliveira Pereira, 13 anos, portadora de Mielomeningocele de má formação na coluna, disse que “as atividades desenvolvidas pelo Proamde são importantes, pois, desde os dois anos de idade a criança vem tendo uma evolução, principalmente, nas atividades motoras.  Com isso, cada pessoa com deficiente vai encontrar uma atividade voltada para sua necessidade”, completou Pereira.

Geany Munis, mãe de Renato Munis, 30, que sofre de mal de Paterson, dificuldade intelectual e física, foi encaminhada pela Secretaria do Estado de Assistência Social. Ela participa da inscrição de seu filho porque acredita no trabalho que o Proamde que durante o acompanhamento de seu filho percebeu grandes mudanças não somente motora, mas de sociabilidade.