Página inicial > Notícias Destaque > Proplan explica orçamento aprovado na LOA 2024 para os gestores da Ufam

Proplan explica orçamento aprovado na LOA 2024 para os gestores da Ufam

Publicado: Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 10h36 | Última atualização em Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 11h03 | Acessos: 587

Por Sandra Siqueira

Revisão Rozana Soares
Equipe Ascom Ufam

A Pró-Reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Proplan) reuniu o Comitê de Governança, Riscos e Controles da Universidade e diretores de unidades acadêmicas e institutos fora da sede para tratar do orçamento da Ufam para 2024. A iniciativa teve como objetivo compartilhar com os demais gestores a realidade em relação ao planejamento de ações para o ano em questão. O encontro ocorreu, às 9h de terça-feira, 6, de forma híbrida, com a parte presencial realizada na sala de reuniões do reitor, situada na Reitoria, setor Norte do campus universitário de Manaus.

De acordo a Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, a Ufam receberá R$ 888.326.592 em créditos orçamentários. O valor total, apesar de ser superior ao repassado em 2023, não contempla um aumento real no orçamento de custeio para as despesas de funcionamento da Universidade que em 2023 foi de R$ 92.348.704 e que em 2024 é R$ 81.733.894. Se tudo se confirmar como previsto, a Ufam terminará o ano com um déficit orçamentário de mais de R$22 milhões. É possível acessar o documento da apresentação aqui.

A pró-reitora de Planejamento, professora Maria da Glória Vitório Guimarães, apresentou a estimativa das despesas previstas para 2024, como os contratos firmados para a manutenção das atividades institucionais entre eles limpeza e conservação, segurança armada e patrimonial, pavimentação de vias, computação em nuvem, serviços de manutenção de hardware e software, manutenção predial e bolsas e auxílios. “Nós acreditamos muito no processo de transparência que a Universidade vive atualmente e numa gestão que move os servidores rumo a um futuro de entregas e resultados, além disso, abrir janelas de conhecimento e discussão para implementação de novas e melhores práticas na utilização dos recursos públicos. Temos como prioridade as ações que viabilizam o aluno em sala de aula. O que não pode faltar para poder oferecer boas aulas e alunos presentes em sala de aula. Aspectos básicos: energia elétrica, água, instalação e manutenção de ar condicionado, vigilância, limpeza, restaurantes universitários, entre outras coisas”, declarou a pró-reitora Glória Vitório.

Atualmente, o orçamento da Universidade está 81% destinado à folha de pagamento de pessoal e encargos sociais (R$724.273.504,00), outros 18% são direcionados para outras despesas correntes (R$156.532.132,00) e apenas 1% para investimentos (R$7.520.956,00).

Aluno equivalente

Segundo a pró-reitora, o Ministério da Educação (MEC) adota o critério do aluno equivalente como medida definidora do recurso a ser repassado às universidades federais. De acordo com esse dado, o Ministério leva em conta o número de alunos ingressantes e formados por ano em cada uma das 69 instituições federais de ensino sob sua gerência, quanto maior o número de equivalência entre alunos ingressantes e formados, maior será o valor orçamentário recebido pela universidade.

Em 2022, a taxa de sucesso da graduação da Ufam era de 30,47, o que significa dizer que para 100 alunos novos, 30,47 foi o número equivalente de graduados daquele ano. O dado de 2023 ainda não foi concluído.

Após a exposição da Proplan, os gestores tiveram a oportunidade de tirar dúvidas e apresentar sugestões quanto ao que pode ser feito para melhorar o quadro em relação ao exercício financeiro de 2024. “Nós estamos tomando essas medidas e, por isso, trouxemos aqui o que a gente pode cortar para que nós não tenhamos esse déficit, o que é possível fazer”, comentou a professora Glória Vitório. “Faço um balanço positivo. Eu acho que nós precisamos, por mais que muitas vezes, algumas unidades ou alguns professores não entendam certas colocações, mas eu acho que é importante nós falarmos a verdade e mostrarmos a realidade como ela é, sem mistificações, mostrando exatamente como é e quais são as alternativas que nós temos efetivas”, completou.

Para mais informações sobre a metodologia de repasse do orçamento do governo federal às instituições federais de ensino superior e execução orçamentária da Ufam acesse o link: www.proplan.ufam.edu.br.