Página inicial > Notícias Destaque > Andifes trata sobre PAC das universidades federais com Casa Civil da Presidência da República

Publicado: Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 10h17 | Última atualização em Quarta, 21 de Fevereiro de 2024, 10h49 | Acessos: 197

A diretoria executiva da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior – Andifes  reuniu-se com a equipe que coordena o Novo PAC para discutir o andamento do programa voltado ao ensino superior público do País. Um dos objetivos, segundo a coordenação, é priorizar a reestruturação das universidades federais e dos Hospitais Universitários. A reunião ocorreu na tarde dessa segunda-feira (19), na Casa Civil da Presidência da República.

Os reitores avaliaram os dados apresentados pela Secretaria de Articulação e Monitoramento (SAM) e defenderam o estabelecimento de critérios equitativos para distribuição dos recursos entre as universidades, considerando as particularidades de cada instituição, em especial das universidades criadas nos últimos anos – as chamadas universidades supernovas e novíssimas.

Para a secretária adjunta da SAM, Mariana Castro, a solicitação da Andifes é justa e irá auxiliar fortemente na relação de prioridades, uma vez que os critérios serão avaliados pelos dirigentes que conhecem a realidade de cada universidade e das regiões onde estão inseridas.

Participaram da reunião a presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão (UnB), os vice-presidentes, reitor Valder Steffen Junior (UFU) e reitor Sylvio Puga (Ufam), a titular adjunta da SAM, Mariana Castro, e a gerente de projetos da Pasta, Barbara Oliveira Souza.

Novo PAC

O Novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) prevê investimentos de R$ 1,7 trilhão em todo País, que devem contemplar a instalação de novos campi e a retomada de obras que estavam paradas. A expectativa é de que sejam investidos R$ 4,5 bilhões em investimentos na educação superior, dos quais R$ 3,8 bilhões aplicados entre 2023 e 2026, e R$ 700 milhões após 2026.