Página inicial > Notícias Destaque > Ufam assina acordo de cooperação com a Universidade Estadual Paulista - Unesp

Ufam assina acordo de cooperação com a Universidade Estadual Paulista - Unesp

Publicado: Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 15h17 | Última atualização em Sexta, 02 de Fevereiro de 2024, 16h47 | Acessos: 595

O objetivo do acordo é promover a língua e a cultura chinesa com cursos regulares presenciais, visando qualificar os alunos da Ufam.

por Carla Santos

Revisão Rozana Soares - equipe Ascom

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, assinou na manhã desta sexta-feira, 2 de dezembro, acordo de cooperação com a Universidade Estadual Paulista (Unesp), visando à oferta do ensino do idioma mandarim.

Pela Unesp, assinou o próprio reitor, professor Pasquim Barretti, que compareceu pessoalmente à solenidade ocorrida no auditório da Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

Presentes também estiveram o presidente do Ibrachina, Thomas Law, Ye Dan, diretora pedagógica chinesa do Instituto Confúcio, Thiago Fernandes Braz, diretor de Planejamento, do Instituto Confúcio, Dr. Thomas Law, presidente do Ibrachina, Arthemis Soares, Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucionais (Arii) da Ufam.

Em seu pronunciamento, o reitor da Universidade considerou a missão da Instituição.

“A Ufam tem contribuído com a formação na área da graduação, pesquisa e pela extensão também pelo ensino de idiomas. A oferta do mandarim pelo Instituto Confúcio é resultado dessa nossa missão de desenvolver a Amazônia pelo ensino das línguas. Estamos fazendo a nossa parte e contamos com parceiros importantes para isso. A Unesp e Ibrachina. Hoje, avançamos um pouco mais com a assinatura deste acordo que tem a Assembleia Legislativa, na pessoa do deputado João Luiz, com atuação visionária, dado que a China é um importante parceiro comercial”, disse.

E continuou: “Vejo este auditório com a presença de alunos e adianto que por meio da assinatura deste acordo vocês certamente terão na Ufam a oportunidade de aprender mandarim e muito possivelmente, fazer intercâmbio com uma Universidade chinesa. Poderão ser professores, servidores da Ufam também se assim desejarem…De certo, esta parceria é também uma pauta que interessa à sociedade porque qualifica a nossa gente”, frisou.

O reitor da Unesp, professor Pasquim Barretti, afirmou que a cooperação mais consistente firmada pela Unesp foi com o Instituto Confúcio, responsável por ministrar as aulas de mandarim. No Amazonas, o Instituto é sediado pela Ufam e no mundo está em mais de 200 países.

“A China é o nosso maior parceiro comercial e também nosso maior parceiros de ideais e a Unesp com a Ufam tem uma história iniciada em Humaitá, onde a Unesp iniciou atividades por meio do projeto Rondon com apoio da Ufam. Ou seja, é uma relação muito próxima com o Amazonas. O que estamos celebrando hoje é a continuidade ainda mais forte dessa parceria, que já nasce profícua”, disse.