Página inicial > Notícias Destaque > Ufam divulga edital para cursos de graduação a distância. Inscrições abertas de 26 de fevereiro a 11 de março

Publicado: Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 10h30 | Última atualização em Quarta, 31 de Janeiro de 2024, 10h30 | Acessos: 24354

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) divulga o edital 006/2024 que trata do Processo Seletivo Simplificado de Educação a Distância (PSEaD 2024) para seleção de candidatos ao ingresso ao ensino superior, ofertado na modalidade de Educação a Distância (EaD), para o preenchimento das 1.050 vagas destinadas aos cursos de Licenciatura em Educação Física, em Artes Visuais, em Ciências Biológicas, em Química, em Ciências Agrárias e em Música, em conformidade com o Sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB/CAPES/MEC). Inscrições abertas de 26 de fevereiro a 11 de março.

Como os cursos têm atividades realizadas na base presencial que são as sedes do Polo UAB (Manacapuru-AM, Maués-AM, Tefé-AM, Acrelândia -AC, Brasiléia – AC, Rio Branco-AC e Xapuri – AC), somente os residentes nos municípios ou em comunidades próximas, que permita a locomoção com frequência semanal ao polo de apoio presencial, podem participar do certame.

Antes de fazer a inscrição, o candidato deve observar qual a sua categoria de vaga, se ampla concorrência ou uma das opções de reserva de vaga, de acordo com o seu perfil de formação. Segundo o edital, não será permitida qualquer alteração depois de efetivada a respectiva inscrição.

Isenção

Terão direito à isenção, os candidatos que pertençam à família inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico), do Governo Federal, cuja renda familiar mensal per capita seja inferior ou igual a meio salário-mínimo nacional.

Os interessados têm os dias 8 e 9 de fevereiro para solicitar a isenção do pagamento da taxa de inscrição do certame. O processo deve ser feito por meio de formulário próprio disponível no sistema de inscrições em concursos da Compec (PSConcursos).

Inscrição

As inscrições para o PSEaD, tanto para o público pagante quanto para os isentos da taxa, ocorrem a partir das 10h do dia 26 de fevereiro até as 17h do dia 11 de março, por meio do PSConcursos (https://psconcursos.ufam.edu.br/home/login). O valor da taxa de inscrição será de R$ 75,00.

Provas

De acordo com o cronograma do processo seletivo, a aplicação das provas tem data prevista para o dia 21 de abril, com horário de fechamento dos portões às 9h (horário oficial de Manaus) e horário de aplicação das provas: das 9h15 às 13h15.

A Prova de Conhecimentos Gerais será composta por: prova objetiva composta de 36 (trinta e seis) questões (Língua Portuguesa, Matemática, Biologia, Química, Física, História e Geografia), valendo 1 ponto cada e com peso 1, sendo assim possível obter no máximo 36 na pontuação final. Já a Prova de Redação valerá de 0 a 9 ponto(s), com peso 2, sendo assim possível obter no máximo 18 na pontuação final.

As vagas serão dos candidatos com o maior número de pontos na pontuação final de acordo com o número de vagas por curso. O resultado final do PSEaD 2024 será divulgado a partir de 3 de junho de 2024.

Mais informações, consulte o edital do processo de seleção ou acione a Compec, responsável pela organização do PSEaD.