Página inicial > Notícias Destaque > Ufam tem recurso aprovado pela Capes para pós-graduação para ações de extensão

Ufam tem recurso aprovado pela Capes para pós-graduação para ações de extensão

Publicado: Terça, 30 de Janeiro de 2024, 08h34 | Última atualização em Terça, 30 de Janeiro de 2024, 09h29 | Acessos: 1473

Por Juscelino Simões (Ascom/Ufam)    Foto: enviada ppgcan.

O Ministério da Educação/Fundação Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) publicou portaria (Capes/SESU, nº 1, de 18 de janeiro de 2024), no Diário Oficial da União, no dia 23 de janeiro de 2024, com a relação das instituições de nível superior que tiveram recursos aprovados para a pós-graduação para ações de extensão (Proext - PG).

A Universidade Federal do Amazonas teve recurso aprovado pela portaria MEC/Capes para programas de pós-graduação no valor de R$ 659.175,00, que vão ser distribuídos em sete programas de pós-graduação da Ufam (programas de pós-graduação em Ensino de Ciências e Matemática, em Química, Letras; Psicologia; Zoologia; Antropologia Social e em Imunologia Básica e Aplicada). O recurso vai incrementar a estrutura de cada programa para qualificar a pesquisa.

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam (Propesp), junto aos sete programas beneficiados, se empenharam em elaborar suas demandas e os recursos necessários para a implantação de ações de extensão. “Nós submetemos sete programas para receber recursos para a pós-graduação com o objetivo de fazer extensão. O recurso vem para a Propesp que vai distribuí-los junto aos programas conforme os seus projetos de extensão. Esse programa da Capes é importante porque associa a extensão universitária aos programas de pós-graduação. Era uma necessidade que os ppgs tinham para avançar nas pesquisas junto à comunidade. Hoje, vão trabalhar projetos que são desenvolvidos pelos alunos de mestrado e doutorado junto à sociedade”, afirmou a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam, professora Adriana Malheiro.

No início do ano passado o colégio de pró-reitores e pró-reitoras de extensão universitária, junto a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (ANDIFES), fizeram uma reunião com uma diretora-presidente da Capes para informá-la da importância estratégica de que a extensão estivesse, enquanto dimensão constitucional da formação de discentes e docentes, dentro dos programas de pós-graduação.

Os programas não tinham uma relação com a extensão universitária e por meio da conversa com a presidente, depois de oito meses, a Capes lançou a portaria conjunta entre a Capes e a Secretaria de Ensino Superior do MEC (SESU). Na portaria foi estipulada uma dotação orçamentária para a implementação de um programa chamado Proext-PG (extensão universitária dentro dos programas de pós-graduação). É um programa associado entre as pró-reitorias de extensão universitárias e pró-reitorias de pesquisas e pós-graduação.

“A Universidade Federal do Amazonas por meio de uma articulação entre a Propesp e Proext, e os programas de pós-graduação (sete programas), fizeram todo o planejamento da extensão universitária dentro dos programas. Isso vai melhorar a qualidade das pesquisas em razão da abordagem social junto às comunidades”, disse o pró-reitor de Extensão da Ufam, Almir Menezes.