Página inicial > Notícias Destaque > Segunda noite de outorga no Icet celebra mais de mil egressos em 17 anos da unidade

Publicado: Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 10h27 | Última atualização em Segunda, 29 de Janeiro de 2024, 10h53 | Acessos: 318

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam), por meio do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet), realizou a cerimônia de outorga de grau aos formandos dos cursos de Engenharia Ambiental e Sanitária, Engenharia de Software e Sistemas de Informação, no município de Itacoatiara, referente ao primeiro semestre letivo de 2023. A solenidade foi realizada às 19h, de quinta-feira, 25, no auditório da unidade da Ufam.

Presidindo o ato, estava o professor David Lopes Neto, pró-reitor de Ensino de Graduação da Ufam, o qual destacou a felicidade em seu pronunciamento. “O segredo da felicidade no trabalho exige uma palavra: excelência. E a excelência começa quando eu tenho professores de excelência, técnico-administrativos de excelência, uma gestão de excelência para que vocês possam ter o melhor e sair com o resultado de excelência. E foi isso que o Icet e a Ufam ofereceram para vocês”, registrou.

Já o diretor do Icet, professor Geone Maia Correa, aproveitou a ocasião para corrigir a si mesmo quanto ao dado apresentado na noite anterior. “Eu quero fazer uma correção no meu discurso de ontem. Na minha contagem, eu imaginava que nós iríamos atingir o milésimo egresso em 2024/1, mas para a minha surpresa, hoje, nós temos mais de mil egressos no nosso Instituto. Nós somos o instituto que começou de forma permanente em 2007 e hoje nós entregamos mais de mil graduados para a sociedade amazonense, para a sociedade brasileira. A gente sabe que nossos egressos são profissionais de sucesso e estão atuando não só no Amazonas, mas em várias unidades federativas do nosso país”, expôs.

A professora Odette Mestrinho Passos, paraninfa oradora dos cursos, abordou, entre outros aspectos, o compromisso dos graduados com a sua formação acadêmica. “Como professores, olhamos para cada um aqui e enxergamos muitas histórias. Imaginamos o que vocês passaram para chegar nesse momento. Foi necessário encarar e superar desafios, renunciar momentos para se dedicar aos estudos, controlar o medo do futuro, trabalhar e estudar ao mesmo tempo e ainda enfrentar tempos incertos e temerosos trazidos pela pandemia”, disse. “Muitas conquistas ainda estão por vir, mas lembrem-se: o sucesso depende da sua dedicação. Em primeiro lugar, tenha fé e esperança. Não desanime no primeiro obstáculo. Busque conhecimento, pois hoje vivemos na era da informação. Sejam profissionais sensatos, íntegros, éticos e responsáveis com o meio ambiente e a sociedade”, completou.

À bacharela, Emarielle Almeida Prado, oradora, coube se pronunciar representando os graduados da noite. “Chegou o grande dia. Hoje é um dia de celebração, um dia que marca não apenas o fim de uma jornada, mas o início de novos horizontes para cada um de nós. Estamos aqui para refletir sobre nossos anos na universidade pública, uma experiência repleta de desafios, conquistas e, é claro, inúmeros momentos que moldaram quem somos hoje”, celebrou. “Hoje, olhamos para trás com gratidão por todas as experiências. Somos graduados de uma por Universidade pública, um espaço que não apenas nos forneceu conhecimento, mas também nos ensinou a importância da diversidade, da inclusão e do compromisso com o bem comum”, acrescentou.

Confira a seguir os nomes dos novos profissionais formados pela Ufam:

FORMADOS DO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA

1. ADRIANA SOCORRO RIBEIRO DE ARAÚJO