Página inicial > Notícias Destaque > ICSEZ realiza a cerimônia de outorga de grau de 83 novos profissionais em 6 áreas específicas

Publicado: Sexta, 26 de Janeiro de 2024, 16h20 | Última atualização em Sexta, 26 de Janeiro de 2024, 16h35 | Acessos: 542

O ICSEZ entrega novos profissionais nas áreas de Bacharelado em Administração; Licenciatura em Educação Física; Bacharelado em Comunicação Social/Jornalismo; Licenciatura em Pedagogia; Bacharelado em Serviço Social e Bacharelado em Zootecnia.

Por: Equipe Site ICSEZ

Na última quinta-feira (18), o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ/UFAM) conferiu grau a 83 formandos de seis cursos do Instituto. Em uma solenidade realizada no auditório do Centro de Estudos Superiores (CESP/UEA), a cerimônia foi prestigiada pelo Reitor da Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Sylvio Mário Puga, pela diretora do ICSEZ, professora Sandra Helena, e demais autoridades que se fizeram presente neste ato. O evento, que reuniu pais, professores, alunos, convidados e a comunidade em geral, foi um momento de alegria e de emoção, onde o ICSEZ entregou para a comunidade dezenas de profissionais em seis especialidades diferentes.

Para o reitor da UFAM, a solenidade de colação de grau foi um momento histórico, e ímpar para todos os presentes, especialmente para os formandos e seus familiares. Mario Puga ainda fez questão de citar e parabenizar o compromisso e seriedade de todo o corpo técnico e docente do ICSEZ, visto que o Instituto, por meio de seus servidores, forma e entrega para a sociedade grandes profissionais a cada fim de semestre. "É uma festa muito bonita, e é claro que temos o sentimento de dever cumprido, na medida que mais um semestre se encerra e novos profissionais de alta qualidade são colocados à disposição do mercado de trabalho e da sociedade", afirmou.

A diretora acadêmica do ICSEZ, professora Sandra Helena, compartilhou seu entusiasmo durante a cerimônia: “Estou muito feliz com a formatura, grata a todas as pessoas que trabalharam direta e indiretamente para a organização e realização deste ato de colação. Vemos que, apesar de todas as dificuldades, nosso trabalho vale muito a pena e pode modificar a vida de inúmeras pessoas”, destacou a professora.

A professora Cândida Maria Nobre, destaca a importância de ser paraninfa da turma de Jornalismo 2023.1 e relata a honra em poder pronunciar algumas palavras de incentivo e de lembrança da beleza dessa trajetória acadêmica para todos os formandos. “É sempre muito emocionante ter a oportunidade de acompanhar esse momento de celebração da caminhada desses agora profissionais que ganham o mundo do mercado de trabalho, com toda a competência e capacitação que o Instituto é capaz de oferecer”, ressaltou.

Suzy Dayana Tavares, acadêmica e oradora da turma de Pedagogia, expressou sua profunda gratidão à instituição, destacando a importância do aprendizado e da jornada compartilhada com colegas e familiares. “É uma honra ter feito parte da UFAM, como acadêmica do curso de Pedagogia, nesses anos de extremo aprendizado; mais ainda, poder externar em discurso minha gratidão por essa instituição que formou centenas de alunos de todo Brasil e os abraça como uma verdadeira mãe”, declarou Suzy, emocionando a plateia presente.

A oradora ressaltou o papel da UFAM como uma instituição que não apenas fornece conhecimento, mas também molda vidas e cria laços duradouros. “É de fato um momento de êxtase por tudo que se alcança através do conhecimento, em especial como juramentista, faz-se uma retrospectiva de tudo que vivemos em turma, individualmente, com nossas famílias e dentro dessa instituição que é motivo de orgulho.”

Fotografia: Sebastião Nascimento

Soraya Maria Castro, formanda do curso de Comunicação Social/Jornalismo relembra a trajetória ressaltando o misto de emoções que cada acadêmico enfrenta durante a graduação. Entretanto, a sensação de chegar ao momento da colação de grau é como o coroamento e reconhecimento de todo o aprendizado adquirido durante a caminhada na universidade, e destaca a alegria de estar se formando junto com seus amigos, e com a presença dos familiares que foram importantes em toda essa caminhada.

"Foi uma emoção muito grande receber a outorga da colação de grau, e é um momento que fica pra uma vida. A partir do momento que você fica de frente com o reitor e recebe, como se fosse uma benção, por todo o percurso na universidade, não tem como descrever o sentimento, é uma alegria, é uma emoção. Foi tudo!", disse a oradora da turma do curso de Jornalismo.

A solenidade foi marcada por momentos de alegria, emoção e a sensação de dever cumprido. Os formandos agora partem para novos desafios, levando consigo o conhecimento adquirido na ICSEZ/UFAM e o compromisso de contribuir ativamente para o desenvolvimento da região amazonense.

A UFAM parabeniza todos os formandos, seus familiares e a comunidade acadêmica por mais essa conquista e por fortalecerem o compromisso com o avanço da educação e desenvolvimento regional.