Página inicial > Notícias Destaque > Icet realiza a primeira noite de outorgas de grau de 2023/1

Icet realiza a primeira noite de outorgas de grau de 2023/1

Publicado: Quinta, 25 de Janeiro de 2024, 16h47 | Última atualização em Quinta, 25 de Janeiro de 2024, 17h05 | Acessos: 513

Ao todo, 42 formandos concluíram os cursos de Agronomia, Engenharia de Produção, Farmácia, Ciências: Matemática e Física e Ciências: Química e Biologia

Por Sandra Siqueira

Revisão Rozana Soares

Equipe Ascom

A Universidade Federal do Amazonas realizou a outorga de grau dos formandos dos cursos de Agronomia, Engenharia de Produção, Farmácia, Ciências: Matemática e Física e Ciências: Química e Biologia, do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (Icet). A solenidade, referente ao primeiro semestre de 2023, foi realizada no auditório do Icet, no município de Itacoatiara, na noite desta quarta-feira, 24 de janeiro de 2024. No total, 42 novos profissionais foram apresentados à sociedade amazonense.

A cerimônia foi presidida pelo pró-reitor de ensino de graduação, professor David Lopes Neto, representando o reitor da Ufam, professor Sylvio Mário Puga Ferreira. Em seu discurso, o gestor destacou a importância dos campi fora da sede para  a formação em nível superior no estado do Amazonas. “Uma das melhores coisas que eu faço na minha vida como pró-reitor representando o magnífico reitor é quando eu venho a uma colação de grau em um de nossos campi, porque eu vejo que aqui se faz a verdadeira universidade federal pública, gratuita, de qualidade e socialmente referenciada. E quem ganha com isso é a sociedade, quem ganha com isso são as famílias”, ressaltou o pró-reitor.

A defesa da universidade pública foi um dos pontos abordados pelo diretor do Icet, professor Geone Maia Correa, em seu pronunciamento aos graduados da noite. “Nós estamos completando esse ano 17 anos do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia e completamos recentemente 115 anos de Universidade Federal do Amazonas, a primeira universidade do brasil. Eu sempre falo que o Icet, fruto dessa Universidade, que veio acompanhado de um projeto maravilhoso que foi o Reuni, hoje já está entregando quase mil alunos [formados] de graduação. falta muito pouco. Provavelmente, em 2023/2 ou 2024/1 faremos essa entrega para a nossa sociedade de itacoatiara, para a nossa sociedade amazonense”, revelou. “Hoje, somos nós que fazemos o pedido, mas é um pedido simples, que vocês sempre defendam essa Universidade. Precisamos desse exército atuando na defesa da nossa Universidade”, completou o diretor, falando aos agora egressos da Ufam..

Já o professor Joel Castro do Nascimento, paraninfo das turmas, salientou o compromisso pessoal dos graduados com a realização do sonho de ter o diploma de nível superior da Ufam. “Essa parte da vida exigiu muito de vocês. exigiu renúncia, abdicação de momentos felizes, de conviver com a família, ficar distantes - para alguns - das pessoas mais importantes da vida de vocês que são seus os pais. foram muitas renúncias, mas de forma paradoxal houve infinitos ganhos. Vocês aprenderam a ciência da agronomia, da engenharia de produção, farmácia, matemática e física, química e biologia. aprenderam a conviver com pessoas com o pensamento divergente, vocês alcançaram o nível supremos máximo de amadurecimento pessoal, que terá um impacto profundo na vida de vocês daqui para a frente”, comentou o docente.

A oradora Raimunda Figueiredo Rodrigues se pronunciou representando as turmas de graduados. Os sentimentos de realização, dever cumprido e gratidão foram os norteadores do discurso da licenciada. “Hoje, nós nos despedimos com malas cheias de conhecimentos, amizades inestimáveis e lembranças que ficarão conosco por toda a vida. Essa jornada tem sido de muito aprendizado e não apenas acadêmico, mas também de autodescoberta, crescimento pessoal e superação de cada um dos desafios que passamos dentro da Universidade”, expôs.

Às 19h desta quinta-feira, 25, ocorre a segunda noite de outorga de grau do Icet, no auditório situado na sede do instituto.

Confira abaixo a lista com os nomes dos novos profissionais formados pela Ufam:

FORMADOS DO CURSO DE AGRONOMIA

1 ANDRESSA LIMA REIS