Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a 18 formandos do curso de Medicina do Instituto de Saúde e Biotecnologia
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau a 18 formandos do curso de Medicina do Instituto de Saúde e Biotecnologia

Publicado: Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 10h52 | Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 11h42 | Acessos: 551

Solenidade de formatura da segunda turma graduada em Medicina na unidade acadêmica da Ufam no município de Coari foi transmitida ao vivo e pode ser conferida no canal da Ufam no You Tube

Por Márcia Grana/ Revisão Rozana Barbosa

Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou, na noite desta quinta-feira, 21 de dezembro, a cerimônia de outorga de grau aos formandos do curso de Medicina do Instituto de Saúde e Biotecnologia (ISB), unidade acadêmica da Ufam no município de Coari.

Mesa de honra

A solenidade foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, que, na mesa de honra, estava acompanhado do pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto; do representante do ISB e coordenador do curso de Medicina em Coari, professor Gerson de Oliveira Paiva Neto; do paraninfo da turma de Medicina, professor Ivan Monteiro dos Santos; do patrono da turma de Medicina, professor Luiz Fernando Souza Passos; do homenageado com o nome da turma de Medicina, senhor Hugo Santana de Araújo e do presidente do Conselho Regional de Medicina, Emanuel Jorge Akel Thomaz de Lima.

Pandemia, pioneirismo e formação de excelência

Durante seu pronunciamento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou o enfrentamento da pandemia de Covid-19, que vitimou mais de cem pessoas da comunidade universitária; do período em que precisou ficar sete anos afastado da família para cursar o mestrado e o doutorado, assim como os recém-formados precisaram se deslocar para o interior do estado para cursar a graduação em Medicina e afirmou que os integrantes da turma pagaram o preço do pioneirismo. “Ao se deslocarem para cursar Medicina em Coari, vocês pagaram o preço do empreendedorismo, da inovação. Os primeiros sempre pagam. Quando a turma 50 se formar e se referir ao ISB Coari como um centro de formação de excelência em Medicina, será muito interessante vocês dizerem que foram da turma 2 do curso e que pagaram o preço para que outros pudessem afirmar que é um centro de excelência. Também quero dizer que nunca tive dúvida de que esse momento chegaria, de que estaríamos aqui, juntos, celebrando essa conquista de vocês. Sei que não foi fácil. Houve batalhas que enfrentei em Brasília para que estivéssemos aqui hoje, mas nunca, senhores pais, passou o contrário pela minha cabeça. Obrigado por terem confiado a formação de seus filhos à Ufam. Hoje entregamos os melhores médicos e médicas do Estado do Amazonas para servir à sociedade. Parabéns a todos”, discursou a autoridade universitária.

 Medicina - ato de servir

O pró-reitor de Ensino de Graduação, professor David Lopes Neto, destacou a resiliência dos graduados e  o compromisso da Ufam em formar profissionais de qualidade. “Acompanhamos, ao longo desses anos, pessoas perseverantes e incansáveis que dedicaram suas vidas para que o curso de Medicina do ISB viesse a ser o primeiro curso em área rural remota fincado na floresta amazônica, mas um curso de qualidade. Quero agradecer, de público, ao reitor, professor Sylvio Puga, por nos impulsionar a lutar por esse curso diante da iminência que ele tinha de fechar. Quero agradecer o professor Luiz Fernando, por agregar médicos da nossa Faculdade de Medicina em meio a muita resistência. Aos professores Ivan Monteiro e Borborema, agradeço por agregarem esforços e trazerem os médicos de Coari a acreditarem no curso e aos professores que aceitaram o desafio de reformular o projeto pedagógico do curso. Quero agradecer a todos os professores não-médicos do ISB que adotaram o curso de Medicina como possível e formador de médicos de qualidade. Novas médicas e novos médicos, a gratidão como pró-reitor de Ensino de Graduação a vocês é imensa. Esperamos que tudo o que fizemos tenha feito com que vocês aprendessem o máximo porque a sociedade está lá fora esperando. Vocês foram formados para servir e, lembrem-se de que quando servimos, aumentamos nossa capacidade de amar com altruísmo, ou seja, com respeito e carinho ao próximo e o saber ouvir é vital para a confirmação diagnóstica e, por conseguinte, para o tratamento correto. Sigam para as residências médicas, para os nossos mestrados, para os nossos doutorados e sejam sempre os melhores profissionais de que nossa sociedade precisa”, discursou o pró-reitor.

Orgulho da trajetória

Representando a direção do Instituto de Saúde e Biotecnologia de Coari, o professor Gersem de Oliveira Paiva Neto destacou que os recém-formados devem sempre se orgulhar da trajetória de formação no interior do Amazonas e desejou uma vida profissional bem-sucedida. “Não vou me estender muito nas minhas palavras. Quero falar para vocês algumas coisas que me foram faladas quando eu estava aí no lugar de vocês e algumas coisas que eu gostaria que tivessem me falado quando eu estava aí. A primeira delas é orgulhem-se da trajetória de vocês, orgulhem-se do que vocês abdicaram e não foi pouco. Orgulhem-se do que vocês conquistaram e de tudo o que ainda vão conquistar. Orgulhem-se de terem sido formados no interior do Amazonas com todas as suas particularidades no que diz respeito à saúde ribeirinha e dos povos tradicionais. Tenham certeza de que o cuidado de vocês vai ser sempre lembrado pelas pessoas que cruzaram seus caminhos e voltem, porque o nosso interior precisa de médicos e médicas como vocês. Não é fácil fazer saúde no interior, menos ainda é ensinar a fazer saúde, mas vocês conseguiram e a vitória de vocês é também nossa vitória como gestão e como docentes. A segunda mensagem que quero deixar pra vocês é que não se deixem, em momento nenhum, dominar pelo medo. Saibam que vocês são extremamente capazes, pois foram extremamente bem preparados para essa realidade. Confiem em vocês, na formação de vocês. Bom início de jornada, médicos e médicas da T2. Que seja uma trajetória de sucesso. Estamos muito orgulhosos de vocês”, discursou o coordenador, que também convidou ao palco a médica Lorena Patrícia Pereira dos Santos para receber a medalha pelo excelente desempenho acadêmico.

Preparados para os desafios

O patrono da turma da Faculdade de Medicina, professor Luiz Fernando de Souza Passos, relembrou a história de implantação do curso de Medicina no município de Coari, marcada por contratempos. Ao final, afirmou que todos os integrantes da turma estão preparados para os desafios profissionais vindouros. “A implantação do curso de Medicina em Coari pegou a Ufam de surpresa, mas corajosa como a Ufam é, aproveitou a oportunidade para realizar um excelente trabalho no interior do estado. Como professor em Manaus, da área de Reumatologia, testemunhei a qualidade dos alunos. Eles se desdobraram para aprender. Foram para o internato e aprenderam mais ainda, portanto, posso garantir que eles estão preparados para atuar com a sociedade amazonense. Tenho a maior confiança neles”, afirmou o professor que atua há 44 anos na Universidade.

Maior homenagem

O paraninfo da turma, professor Ivan Monteiro dos Santos, destacou a criação da primeira Liga de Urgência e Emergência no interior do Amazonas e que ser escolhido paraninfo foi a maior homenagem recebida em seus 33 anos de docência. “Ex-alunos de Medicina, agora colegas médicos, chegou o grande dia. Tinha certeza de que vocês conseguiriam. Com muito orgulho, estamos aqui celebrando a colação de grau da turma Hugo Santana de Araújo, homenagem mais que merecida. Outra homenagem importante, a do nosso patrono, professor Luiz Fernando, exemplo de dedicação e resiliência ao curso de Medicina de Coari, muitas vezes, renunciando a sua própria vida pessoal. Lembro-me bem do início desta caminhada, das aulas de técnicas operatórias em que as mãos sem habilidades tentavam calçar as luvas; da criação da primeira Liga de Urgência e Emergência do interior do Amazonas, o que possibilitou vivenciar o atendimento de emergência no nosso hospital regional. Em 2015, o curso de Medicina de Manaus teve seu jubileu de 50 anos e hoje vocês também fazem parte dessa história como pioneiros no interior do Amazonas. A caminhada de vocês está só começando e tenho certeza de que vocês estão prontos para essa jornada. Que venham novos desafios. Aprendi muito com vocês. Quero agradecer muito todo o carinho e, com certeza, ser escolhido paraninfo foi a maior homenagem que eu recebi nesses meus 33 anos de profissão”, discursou.

Importância do prontuário médico

O presidente do Conselho Regional de Medicina, Emanuel Jorge Akel de Lima, comentou sobre as funções do Conselho Regional de Medicina e aconselhou os recém-formados a nunca se esquecerem de atualizar o prontuário médico. “Agradeço ao reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, por me dar a oportunidade de estar aqui nesta solenidade. No CRM temos função judicante e orientadora. Temos que julgar, caso o médico cometa algum deslize e temos que orientar o médico para que ande dentro da ética. Sempre falo aos formandos que o prontuário é a defesa de vocês. Estejam atentos a isso. Exerçam a profissão com seriedade e vislumbrem o problema antes que ele aconteça. Iniciem a carreira com dignidade, sempre com atendimento humanizado. Se vocês perceberem que estão com carga exaustiva de trabalho, é melhor parar. Não fiquem naquela roda-viva de querer ganhar mais com plantão em cima de plantão, pois isso vai impactar na qualidade do atendimento de vocês. Sempre fiquem atentos para não deixar cair a qualidade do atendimento de vocês”, orientou o médico.

Em nome da turma, o orador Hiago Leite da Silva, fez agradecimentos a todos que colaboraram com a trajetória da turma. "Primeiramente, gostaria de agradecer a Deus, por viver esse momento tão especial, e que ele nunca se apague de nossas memórias. Gostaria de agradecer aos nossos pais e familiares por nos conceder meios para realizarmos os nossos sonhos. Quero agradecer também aos nossos mestres, professores e amigos que nos inspiraram e nos ensinaram a arte da Medicina. E, em especial, gostaria de agradecer ao nosso amigo, Hugo, que em meio a uma enorme batalha, veio hoje nos prestigiar com sua presença. Esse momento sem você não teria graça. Obrigado, turma 2, por fazer parte dessa linda história que construímos juntos. Sintam-se orgulhosos dos médicos e médicas que nos tornamos. Sigamos em frente nessa jornada que não será nada fácil, mas saibam que Deus esteve, está nesse momento e estará conosco, iluminando nossas mentes e nos usando como instrumentos para ajudar aos outros”, ressaltou o médico.

A solenidade, na íntegra, pode ser conferida no canal da Ufam no You Tube.

Confira a lista completa de formandos do curso de Medicina:

 ALEXANDRE COLLI DAL PRÁ

 AMANDA CRISTINA DA SILVA SOUZA

 ANA LUIZA COÊLHO PROCÓPIO

 BRUNO PINHO MINEIRO GONÇALVES

 CAIO CÉSAR VERAS PEREIRA

 CAMILA MOTA OLIVEIRA

 HENRIQUE COSTA FERREIRA

 HIAGO LEITE DA SILVA

 IAMENDES TENÓRIO BATISTA

 KAIQUE LOPES BACELAR

 KARLA CRISTIANY GOMES DE OLIVEIRA

 KEROLAINE DA CRUZ RODRIGUES

 LETÍCIA DIAS GOMES RODRIGUES

 LORENA PATRÍCIA PEREIRA SANTOS

 MARIA ELIZA CALDAS DOS SANTOS

 MIGUEL REIS CALDEIRA

 RÔMULO DE SOUZA MOREIRA

 YASMIM SOUZA DE VASCONCELOS

registrado em:
Fim do conteúdo da página