Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Comissão de elaboração da Estatuinte da Universidade reúne e elege presidente e vice
Início do conteúdo da página

Comissão de elaboração da Estatuinte da Universidade reúne e elege presidente e vice

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 17h02 | Última atualização em Sexta, 22 de Dezembro de 2023, 09h18 | Acessos: 686

Em fase de elaboração, as discussões sobre o conteúdo da Estatuinte da Universidade Federal do Amazonas (Ufam) avançam nas últimas semanas de 2023. E, nesta quinta-feira, 21/12, a última reunião da agenda, no auditório da Reitoria, congregou entidades representativas da comunidade universitária para escolha do presidente, vice e secretariado da Comissão de Elaboração. O reitor, professor Sylvio Puga, presidiu o encontro que se deu em formato híbrido.    

A professora Ana Cláudia Nogueira, do IFCHS, presidirá a Comissão tendo na vice-presidência Rita Al Qamar, presidente do DCE. Os nomes constarão em nova portaria a ser publicada a partir do dia 4 de janeiro. Ainda neste encontro final, decidiu-se criar um processo único via Sistema Eletrônico de Informações (SEI) onde constará toda memória produzida ao longo da discussão, formalização e elaboração do documento final. A nova portaria também terá duração de 90 dias. 

Durante seu pronunciamento, o reitor, professor Sylvio Puga, disse aos representantes que em outra ocasião fez parte da Estatuinte e que agora, está participando como mediador. "Este é um momento que nos faz mais fortes como comunidade, porque esse documento será efetivamente a essência da Instituição e do que se crê nela", comentou. 

A presidente do Diretório Central dos Estudantes (DCE) , Rita Al Qamar, disse se sentir bastante otimista quanto às reuniões realizadas para a elaboração da Estatuinte. "Considero que todos os encontros até aqui foram bem positivos, ainda que com embates e desdobramentos. O propósito é estarmos reunidos para dar continuidade ao processo, por entender que é importante demarcar um posicionamento político de questionar o modelo de Universidade que queremos”, disse.

O presidente da Associação dos Docentes da Ufam (Adua), Francisco Jacob Paiva da Silva, dá peso político ao processo de elaboração da Estatuinte da Ufam. Ele lembra que a primeira Estatuinte surgiu de uma série de debates intensos desde o regime militar em que se priorizaram a conformidade e a paridade institucionais. 

“Queremos dizer da nossa satisfação como Adua de participar da reunião, agradecer ao Consuni por ter incorporado a necessidade do processo de elaboração da Estatuinte como uma necessidade para manutenção de uma universidade pública, laica, democrática, socialmente referenciada, servindo de importância para o desenvolvimento da região amazônica”, observou o presidente da Associação.  
Participando de forma online, a professora Guilhermina de Melo Terra disse torcer para que os envolvidos no processo possam fazer um bom trabalho e que para este já existem demandas e deseja que seja concluído a contento.  
A técnico-administrativa Hellen Rebouças, do Instituto de Ciências Exatas (ICE) disse que para dar andamento aos trabalhos, estabeleceu-se uma metodologia bem organizada a qual irá ajudar nos procedimentos necessários. Já o Tae Claudionor da Cruz Martins, representando a Administração Superior, irá secretariar a presidência. 

A comissão de elaboração da Estatuinte da Ufam tem em sua composição: 

CONSUNI: Titulares RONALDO VITORIANO BASTOS, HELEN CARMEM FERREIRA REBOUÇAS,  NERI SANDRA HELENA DA SILVA, PLÍNIO JOSÉ CAVALCANTE MONTEIRO, ELISSADRINA FELIX RODRIGUES
Suplentes CARLOS AUGUSTO DE ALMEIDA TEREZA DE JESUS DE S. COELHO GEONE MAIA CORRÊA CLEONILDE DA SILVA SOBRINHO GUILHERMINA MELO TERRA
Boletim de Serviço Eletrônico em 04/10/2023 Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas - ADUA Titular ANA CLÁUDIA FERNANDES NOGUEIRA
Suplente FRANCISCO JACOB PAIVA DA SILVA
Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Superior do Estado do Amazonas - SINTESAM Titular DIEGO CASTRO SQUINELO
Suplente CRIZOLDA ASSIS DE ARAÚJO
Diretório Central dos Estudantes - DCE Titular ANA RITA GOMES VIEIRA
Suplente ABEL DE ARAÚJO PINHEIRO Administração Superior da UFAM –
REITORIA Titular CLAUDIONOR DA CRUZ MARTINS
Suplente HEBE RIBEIRO DO CARMO
Associação dos Pós-Graduandos da UFAM - APG/UFAM Titular CARLA LETÍCIA CARVALHO CAMPINAS
Suplente MÁRCIO LARANJEIRA ANSELMO
Comunidade Externa Titular CRISTOPHER SOUZA DA ROCHA
Suplente RAIANE ALENCAR DA SILVA

registrado em:
Fim do conteúdo da página