Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Faartes celebra outorga de graduados em Artes Visuais e Música
Início do conteúdo da página

Faartes celebra outorga de graduados em Artes Visuais e Música

Publicado: Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 12h33 | Última atualização em Quinta, 21 de Dezembro de 2023, 14h17 | Acessos: 342

Por Sandra Siqueira / Revisão: Rozana Barbosa
Ascom Ufam

 

Educação e arte foram as palavras-chave na cerimônia de outorga de grau aos formandos dos cursos de licenciatura em Artes Visuais e licenciatura em Música da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Os graduados são oriundos do primeiro semestre do ano de 2023. A solenidade foi realizada na noite de quarta-feira, 20 de dezembro, no Auditório Eulálio Chaves, às 19h. 

A cerimônia foi presidida pelo reitor da Ufam, professor Sylvio Mário Puga Ferreira, o qual, durante seu pronunciamento, ressaltou a qualidade da formação ofertada aos novos profissionais. “Vocês estiveram em mãos que os acolheram, professores que lhes compreenderam e que puderam fazer com que vocês, quando entraram na Ufam, como aquele diamante bruto e que foi sendo lapidado ao longo do tempo para chegar até aqui. Vocês já tinham o domínio do tema, mas a Faartes fez com que esse domínio fosse aperfeiçoado”, declarou. 

O diretor da Faculdade de Artes, professor João Gustavo Kienen, destacou o diferencial dos novos alunos advindos da educação básica influenciados pela qualidade do ensino dos egressos dos cursos de Artes da Ufam. “A gente tem hoje uma quantidade e uma qualidade de pesquisa, de extensão, de produção artística, uma abertura para as linguagens artísticas que nunca tivemos e continuamos a entregar profissionais de excelência”, apontou o diretor. “Estou desde 2009 na Ufam e esse ano é o primeiro em que tenho o ciclo completo. Então, o aluno que se formou na Faartes formou um aluno totalmente fora da Faculdade e esse aluno chegou na minha mão para fazer o curso superior. Então, esse ato significa mais do que isso aqui. Indica a transformação que nossos egressos estão fazendo na sociedade”, afirmou. 

O professor Renato Brandão, paraninfo do curso de música, abordou em seu discurso o crescimento que cada um dos formados apresentou durante os anos de graduação. “A partir de agora é um prazer ter vocês como colegas de trabalho. Que vocês sejam grandes professores assim como são grandes músicos. Eu aposto em todos vocês”, anunciou. “Vocês estão diante de pessoas, além de muito bonitas, talentosas e criativas”, disse o docente, se dirigindo ao público presente acerca dos graduados da noite. 

Já o professor Valter Frank de Mesquita Lopes, paraninfo do curso de Artes Visuais, comparou os alunos às obras de artes, cuja elaboração é coletiva e, ele, como professor, teve a sua parcela no trabalho e que, agora eles farão o mesmo na vida de seus estudantes. “Vocês se tornaram artistas, em vez de usar a palavra professor, vou usar a palavra artista. Porque mais do que professores de Artes, somos artistas, pois assim como preparar vocês, para não usar o verbo ensinar, busquei excelência na criação de magníficas obras de artes. Assim como tenho consciência de que a obra não está pronta, está sempre em estado de criação”, pontuou. 

Em seu discurso, a licenciada, Giovanna Queiroz, oradora em nome dos cursos, agradeceu a familiares, amigos e profissionais da Ufam que de alguma forma apoiaram os graduados para que pudessem conquistar o diploma de ensino superior. “Vamos abraçar o futuro com coragem e entusiasmo sabendo que somos capazes de alcançar tudo que desejamos. Que a arte e a música estejam sempre em nossos corações. Parabéns a nós, novos licenciados em Artes Visuais e Música. Gratidão a todos”, declarou.

 

Confira a seguir os nomes dos novos profissionais formados pela Ufam:

FORMADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

 

  1.   ANGELA CAROLYNE HAYDEM
  2.   GEOVANA PACHECO DE QUEIROZ
  3.   JUSSARA BARROSO BARBOSA
  4.   MATHEUS ARCANJO FIGUEIREDO DOS SANTOS
  5.   WALTER DA SILVA BARRETO JUNIOR

 

FORMADOS DO CURSO DE LICENCIATURA EM MÚSICA

 

  1.   ABNER ALENCAR PIRES
  2.   ALVARO DANIEL DA SILVA FARIAS
  3.   GABRIEL COSTA PIMENTEL
  4.   IGOR ROBERTO BRITO MENDES
  5.   JORGE NICHOLAS DE CASTRO DOURARO
  6.   WANDERVAL BARROSO DA SILVA

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página