Página inicial > Notícias Destaque > Ufam inicia 32ª edição do Conic reacendendo a chama da ciência

Ufam inicia 32ª edição do Conic reacendendo a chama da ciência

Publicado: Terça, 05 de Dezembro de 2023, 13h28 | Última atualização em Terça, 05 de Dezembro de 2023, 16h29 | Acessos: 546

Com mais de 1.300 projetos participantes, Conic segue até a quinta-feira, 7

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

Revisão Rozana Barbosa

“Reacendendo a chama da ciência” é o tema da 32ª edição do Congresso de Iniciação Científica da Ufam (Conic). Com mais de 1.300 projetos participantes, a Ufam deu início, na manhã desta terça-feira, 5, às atividades do Conic 2022/2023. A solenidade de abertura foi realizada no auditório Rio Negro, na Faculdade de Estudos Sociais (FES).

A mesa de abertura da solenidade foi composta pela pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, professora Adriana Malheiro, o pró-reitor de Inovação Tecnológica, professor Jamal Chaar, o coordenador do Conic, professor Edgar Aparecido Sanches, e o coordenador de Comitê do Conic, professor Fernando Scheibe.   Em seu pronunciamento, a pró-reitora da Propesp destacou o diferencial da edição de 2023 do evento que celebra a iniciação científica na Instituição.

“Esse é o momento em que a gente congrega mais de 1300 alunos de iniciação científica que desenvolveram os seus projetos e estão apresentando os seus trabalhos, então, nós temos muitos resumos que serão um livro, nos anais da iniciação científica, e temos também a apresentação oral e de pôster que estão acontecendo durante o evento, além das palestras com os convidados externos e professores da Universidade. Teremos mais de 600 banners sendo expostos no Centro de Convivência”, contou a professora Adriana Malheiro. “Esse congresso teve uma particularidade que foi a descentralização para as unidades do interior, então, cada uma delas fez o seu congresso de iniciação científica e os trabalhos selecionados lá estão sendo apresentados aqui na capital”, completou a gestora.

O professor Jamal Chaar abordou a oportunidade propiciada pelo Conic para a troca de conhecimentos. “O congresso é um encontro fantástico onde a gente pode realmente trocar experiências. A iniciação científica é isso, é sempre uma permanente troca e um permanente debate da ciência. E é uma oportunidade única”, expôs o pró-reitor da Protec.

Já o diretor do Departamento de Pesquisa da Propesp, professor Edgar Aparecido Sanches, ressaltou o protagonismo dos estudantes de graduação que se dedicaram à pesquisa científica. “Tirar a ciência do obscurantismo é uma responsabilidade de toda a sociedade, mas manter a chama acesa é uma tarefa que começa na iniciação científica, que é o oxigênio dessa chama e o celeiro dos nossos futuros pesquisadores. É uma enorme satisfação para toda a nossa comunidade acadêmica estar aqui diante de mentes jovens, curiosas e apaixonadas pela ciência, que nos darão de presente a articulação científica de diversas pesquisas importantes e desenvolvidas em nossa Universidade”, declarou.

Para o coordenador do Comite do Conic, professor Fernando Scheibe, o Conic proporciona o fortalecimento e rejuvenescimento da ciência. “É uma grande alegria estar aqui nessa mesa para abrir esse congresso e reacender a chama da ciência. Eu acho que a grande missão da iniciação científica é a formação dessa subjetividade pesquisadora discente, sobretudo, a integração do conhecimento, pensando também sempre na sociedade e em novas possibilidades de mundo, de vida, para a gente ter esperança, luz, essa chama sempre com a gente”, disse.

A programação do Conic segue até a quinta-feira, 7 de dezembro. Para conferir todas as atividades, acesse a página oficial do evento.