Página inicial > Notícias Destaque > Ufam recebe visita do reitor do Instituto Militar de Engenharia, general Juraci Ferreira Galdino

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 17h03 | Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 10h18 | Acessos: 815

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, recebeu na tarde desta sexta-feira (24/11), o reitor, general Juraci Ferreira Galdino do  Instituto Militar de Engenharia, do Departamento de Ciência e Tecnologia (IME/DCT) do Exército Brasileiro. A visita teve como objetivo buscar parcerias entre as duas instituições, visando inicialmente o desenvolvimento de projetos de pesquisa, além da formação de recursos humanos no âmbito da pós-graduação.

Para o reitor, professor Sylvio Puga, a parceria deve ocorrer na medida que os diálogos entre as duas instituições se consolidarem e ele acredita que isto será bom para a comunidade universitária. Sylvio disse estar feliz pela conversa e falou um pouco dos cursos de pós-graduação ofertados pela Universidade.

Na ocasião, Sylvio Puga recebeu do reitor do IME, general Juraci Galdino, a medalha em comemoração aos 230 anos do Instituto,  cuja história remonta ao ano de 1792, quando, por ordem de Dona Maria I, Rainha de Portugal, foi instalada, na cidade do Rio de Janeiro, a Real Academia de Artilharia, Fortificação e Desenho. Essa foi a primeira escola de engenharia das Américas e terceira do mundo, sendo instalada na Casa do Trem de Artilharia, na Ponta do Calabouço, onde atualmente funciona o Museu Histórico Nacional.

Para o reitor do IME, general Juraci Galdino, a Região Amazônica é estratégica para o Exército Brasileiro e que apresenta carências na área de  Ciência e Tecnologia (C&T), e o IME como escola corporativa responsável pela formação de engenheiros, realiza pesquisa científica nesta área e entende que deve ter presença permanente e  ativa na região.

“A minha vinda à Ufam tem exatamente esse mote, começar as primeiras proximidades para verificar o interesse de ter algum relacionamento conosco e o modelo de negócio que sairá das conversas, exatamente em função dessas reuniões. Hoje fiquei muito contente porque encontrei a Ufam de portas abertas, no sentido de prospectar parcerias que irão contribuir para o desenvolvimento científico e tecnológico do Exército Brasileiro, mas também para a região”, completou o general.

Sobre o IME

O IME é um estabelecimento de ensino do Departamento de Ciência e Tecnologia (DCT) responsável, no âmbito do Exército Brasileiro, pelo ensino superior de Engenharia e pela pesquisa básica.

Ministra cursos de graduação, pós-graduação e extensão universitária para militares e civis. Insere-se no Sistema de Ciência e Tecnologia do Exército, cooperando com os demais órgãos, por meio da prestação de serviços e pela execução de atividades de natureza técnico-científicas. O Instituto coopera, pelo ensino e pela pesquisa, também para o desenvolvimento científico-tecnológico do País.