Página inicial > Notícias Destaque > Abertura de Curso de Formação de Professores da EaD pela UAB e Reuni Digital acontece dia 27

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 15h15 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 16h42 | Acessos: 738

O Centro de Educação a Distância convida professores conteudistas, alunos, tutores, coordenadores de curso EaD, coordenadores de polo da EaD, comunidade acadêmica e público em geral a prestigiarem a cerimônia de abertura do Curso de Formação destinado aos Professores da EaD, vinculados aos programas Reuni Digital e Universidade Aberta do Brasil (UAB). A cerimônia traz em sua programação a palestra "Inteligência Artificial Generativa nos Processos Didático-Pedagógicos", a ser proferida pelos professores prof. Dr. Eniel do Espírito Santo e profª. Dra. Polliana Tatiana, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia.

Para acompanhar a programação, basta acessar o link pelo YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=efuI-4qa7eY, a partir das 19h, horário de Manaus.

Sobre o ReUni Digital e a UAB  - É um programa do governo federal que propõe realizar a expansão da modalidade de ensino a distância nas universidades federais, inclusive com a possibilidade de criação de uma universidade nova, totalmente a distância e em caráter permanente.

Na Ufam, o Reuni Digital iniciou suas atividades formalmente a partir da solenidade ocorrida em 20 de junho de 2023, por meio da instalação do curso de Tecnologia em Gestão Ambiental.

No Amazonas, os municípios que aderiram ao Reuni Digital foram: Autazes, Barreirinha, Boa Vista do Ramos, Borba, Carauari, Careiro da Várzea, Itacoatiara, Japurá, Lábrea, Manacapuru, Manaquiri, Manaus, Manicoré, Maués, Nhamundá, Novo Airão, Parintins, Pauini, Santo Antônio do Içá, São Gabriel da Cachoeira, Silves, Tapauá, Tefé, Tonantins e Urucará.

Já a UAB busca ampliar e interiorizar a oferta de cursos e programas de educação superior, por meio da educação a distância. A prioridade é oferecer formação inicial a professores em efetivo exercício na educação básica pública, porém ainda sem graduação, além de formação continuada àqueles já graduados. Também oferta cursos a dirigentes, gestores e outros profissionais da educação básica da rede pública. Outro objetivo do programa é reduzir as desigualdades na oferta de ensino superior e desenvolver um amplo sistema nacional de educação superior a distância. Há polos de apoio para o desenvolvimento de atividades pedagógicas presenciais.