Página inicial > Notícias Destaque > Reitor se reúne com ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), professor Jacques Marcovitch

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 13h59 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 14h14 | Acessos: 487

Durante o encontro, o ex-reitor da USP, que coordena o Projeto Métricas, entregou ao reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, documento com as conclusões e recomendações do V Fórum Métricas para o ensino superior brasileiro, realizado no último dia 26 de outubro

Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, recebeu, na manhã desta sexta-feira, 24, no gabinete da Reitoria, o ex-reitor da Universidade de São Paulo (USP), professor Jacques Marcovitch.

Durante o encontro, o ex-reitor da USP e coordenador do projeto Métricas - voltado a aferir o desempenho acadêmico das Universidades, bem como as inserções internacionais das universidades públicas brasileiras – entregou ao reitor as conclusões e recomendações do V Fórum Métricas, realizado no último dia 26 de outubro.

O documento contém uma síntese dos consensos alcançados e as soluções a serem implementadas pelas universidades nas áreas de governança, ciência aberta e inclusão social, bem como as prioridades para o biênio 2024-2026.

Ufam no Métricas

O ex-reitor da USP elogiou o desempenho da Ufam quanto ao crescente número de publicações em co-autoria com instituições internacionais e as iniciativas relacionadas à preservação do meio ambiente e da floresta tropical. “Fico feliz em estar aqui na Ufam e poder entregar as principais conclusões e recomendações do V Fórum de Métricas, evento que reuniu os autores da obra coletiva Repensar a Universidade III. Durante as aferições, percebemos que a Ufam está muito conectada com os objetivos do desenvolvimento sustentável, nas áreas como vida na terra, saneamento, água e energia limpa, indústria e fome zero. Na área de relações internacionais, percebemos que a Ufam está muito relacionada com as Universidades francesas”, observou o professor sênior da USP, o qual afirmou ainda que o trabalho de um ex-reitor é continuar na luta em defesa da Universidade pública.

Trabalho de equipe

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, agradeceu o reconhecimento e afirmou que toda a comunidade universitária colabora para os resultados de excelência. “Os resultados apontados são consequências de um trabalho em equipe, inclusive estamos no topo no que se relaciona ao tópico Transparência Pública junto aos órgãos de fiscalização. Ressalto que todas as nossas Pró-Reitorias e Órgãos Suplementares estão alinhados na busca dos melhores índices para a UFAM nas suas respectivas áreas de competência, envolvendo docentes, técnicos administrativos em educação e discentes”, destacou o reitor da Ufam.