Página inicial > Notícias Destaque > Federação dos Pescadores do Amazonas reconhece trabalho desenvolvido por pesquisadores da Ufam

Publicado: Sexta, 24 de Novembro de 2023, 13h43 | Última atualização em Sexta, 24 de Novembro de 2023, 13h57 | Acessos: 672

Desejamos parabenizar a Universidade pelo trabalho realizado em sintonia com nossa luta para incluir o jaraqui e o curimatã no defeso”, declarou o presidente da Fepesca, Walzenir Falcão durante encontro com o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, recebeu na manhã desta sexta-feira, 24, o presidente da Federação dos Pescadores do Amazonas, Walzenir Falcão, o qual estava acompanhado do presidente do Instituto Rio Amazonas, Jorge Luiz; do presidente da Colônia Z53, do município de Careiro da Várzea, Valdomiro Oliveira Falcão e do presidente da Colônia de Pescadores Z12, de Manaus, Miguel Falcão.

Durante o encontro, o presidente da Federação dos Pescadores do Amazonas, Walzenir Falcão, relatou a luta da Fepesca para incluir peixes como o jaraqui e o curimatã no defeso e destacou o importante trabalho que a Ufam realiza quanto à construção do respaldo científico para a inclusão dos peixes no período do defeso. “No mês passado, tivemos uma reunião em Brasília junto ao Departamento de Pesca e Aquicultura do Ministério do Meio Ambiente e junto ao Ministério da Pesca porque estamos lutando para que algumas espécies de peixes possam ser incluídas no período do defeso. E aí vimos que a Universidade Federal do Amazonas já está adiantada quanto ao respaldo científico para essa inclusão e viemos interagir com os grupos de pesquisa e queremos parabenizar a Universidade por todo o trabalho realizado em sintonia com nossa luta. Estamos aqui para contribuir com a Universidade”, afirmou o presidente da Fepesca.

O reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, ressaltou que a Universidade, mais uma vez, cumpre sua missão institucional de estar atenta às demandas da sociedade e que toda contribuição no sentido de fortalecer o trabalho de pesquisa da Universidade será sempre muito bem-vinda. “O trabalho de nossos pesquisadores é demonstrar cientificamente, viabilidades e viabilizar a formulação de políticas públicas. Vocês estão aqui hoje e temos matéria em nosso site institucional sobre o assunto”, declarou o gestor, que distribuiu matéria impressa para os presentes na reunião.

Reunião Estadual com as colônias de pescadores do Estado

A Fepesca se comprometeu a enviar convite para o reitor da Ufam participar da Reunião Estadual com as colônias de pescadores do Estado, que será realizada nos dias 18 e 19 de dezembro.