Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Tudo pronto para o XIV Juufam! Mais de 4 mil alunos atletas participarão dos jogos em um ambiente diferenciado, no primeiro grande evento esportivo, pós-pandemia, da Universidade
Início do conteúdo da página

Tudo pronto para o XIV Juufam! Mais de 4 mil alunos atletas participarão dos jogos em um ambiente diferenciado, no primeiro grande evento esportivo, pós-pandemia, da Universidade

Publicado: Quinta, 23 de Novembro de 2023, 11h43 | Última atualização em Quinta, 23 de Novembro de 2023, 12h12 | Acessos: 769

por Carla Santos, equipe Ascom

A Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas (Progesp), por meio da Divisão de Esporte, Lazer e Cultura (Delc), promoveu, na manhã da última quarta-feira,  22, na sede da Reitoria, setor Norte da Instituição, o primeiro Congresso Técnico, pós-pandemia, dos Jogos Universitários da Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Neste ano, com a retomada dessa atividade, o Juufam promove sua XIV edição, reunindo discentes atletas de times de modalidades das unidades acadêmicas da capital e dos campi fora da sede. 

No Congresso Técnico, a direção do Delc apresentou o Regulamento do XIV Juufam. Dentre as informações, o documento informa sobre o perfil obrigatório dos participantes, detalhes da realização da solenidade de abertura, da composição da comissão disciplinar, penalidades, inscrições até a  premiação. 

As modalidades estão divididas entre: individual, dupla e coletiva. As individuais são: atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez. As em dupla, dominó e vôlei de praia. Já as coletivas: basquete, futebol 7 society, futsal, handebol, queimada e voleibol.  

Para Carlos Ronaldo Cardoso de Carvalho, estudante do curso de Matemática, do Instituto de Ciências Exatas (ICE), a expectativa pela realização do evento esportivo é grande. "Estamos muito ansiosos para que ocorra a XIV edição dos jogos universitários, o primeiro após a pandemia. Por se tratar de um grande evento, todos os polos da capital e interior, virão fortes para essa competição. Além disso, a importância do Juufam dentro da Universidade é justamente agregar, não só as equipes como todos os estudantes dos centros acadêmicos e demais departamentos. Espero que seja uma edição que fique marcada positivamente na história da Instituição", externou o aluno.

Igor Muniz, do curso de Odontologia, participará dos jogos pela primeira vez. "Vou representar meu curso e também estrear no Juufam e estou muito ansioso por isso. O Juufam é grandioso e importante como espaço de interação e socialização entre os cursos. Nosso objetivo é ajudar a promover uma grande competição de modo que todos possam se divertir", disse.

XIV contabiliza 4.000 inscrições 

Após o ano de 2019, a Ufam não promoveu o Juufam, em razão da pandemia e por conta do contingenciamento e corte de recursos que pudessem fomentar o evento. Para se ter uma ideia da expressividade e amplitude do Juufam, neste ano, o Delc somou mais de 4.000 inscrições. 
"A Administração Superior, como em todas as edições, mobilizou-se para novamente garantir a presença e participação de todos os alunos atletas inscritos, o que gera altas despesas, mas a certeza de grande satisfação de todos que participam direta e indiretamente", reiterou a diretora do Divisão de Esporte, Lazer e Cultura (Delc). Klélia Santos. 

Neste ano, como novidade garantida pela Comissão Organizada, o Juufam terá um espaço de conforto e descanso entre os jogos. "Neste espaço, queremos que as participantes e os participantes se sintam plenamente acolhidos. Nele, haverá espaço instagramável (para registro de fotos e vídeos) e de onde poderão, inclusive, acompanhar via totem, o resultado das tabelas", adiantou.    

 

 

 


Acesso o Regulamento Completo AQUI

registrado em:
Fim do conteúdo da página