Página inicial > Notícias Destaque > Deputados federais Capitão Alberto Neto e Sidney Leite aprovam R$ 2,5 bilhões na Comissão de Educação da Câmara Federal

Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2023, 13h58 | Última atualização em Quarta, 22 de Novembro de 2023, 14h52 | Acessos: 490

Texto: Assessorias de imprensa dos deputados federais, Alberto e Neto e Sidney Leite e Carla Santos, jornalista Ascom Ufam

Foi votada na última terça-feira (22/11) na Comissão de Educação da Câmara Federal, as emendas que farão parte do Projeto da Lei Orçamentária Anual de 2024. Os deputados federais Sidney Leite e Alberto Neto, que integram a Comissão de Educação da Casa e também a bancada do Amazonas na Câmara Federal, aprovaram a ação 15R3, que permitirá investimentos da ordem de R$ 2,5 bilhões para consolidar, reestruturar e modernizar as instituições federais.

Segundo o deputado federal Capitão Alberto Neto, a aprovação de emenda à Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), ressalta a importância do investimento nos Institutos e Universidades Federais para desenvolver o meio acadêmico. “A Comissão de Educação aprovar a Emenda para o orçamento no próximo ano no ensino superior é um ato importante que entendemos será de grande ajuda às universidades. Dessa forma, poderão atuar oferecendo mais qualidade, trabalhando o princípio da equidade e com o viés que nos é muito caro, a sustentabilidade”, considerou o parlamentar.

Para o deputado Sidney Leite, "a pesquisa e a inovação são a chave do futuro", daí o posicionamento favorável que irá colaborar sobremaneira com a missão da Ufam. "As nossas instituições têm um trabalho espetacular nesse sentido, mas de modo geral, muitas ficam engessadas pela falta de apoio e incentivo. Pensando nisso, as emendas para esse segmento em específico foram aprovadas, visando o crescimento do nosso País e a qualificação das pessoas", afirmou o deputado.

Em Brasília, cumprindo agenda com os demais reitores de universidades federais e acompanhando pautas da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), onde integra diretoria, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, celebrou o importante resultado que advém de articulações da Associação e também sensibilidade do poder legislativo. "A Comissão de Educação ao aprovar o valor de R$ 2,5 bilhões para as Universidades, atende a um pedido da Andifes, já expressa em documentos oficiais e encaminhados à Comissão. Registro os votos favoráveis dos parlamentares do Estado, Capitão Alberto Neto e Sidney Leite, que vão representar mais orçamento para custeio, investimento e assistência estudantil à nossa comunidade universitária", frisou o reitor.

Acesse o  Documento encaminhado pela Andifes à Comissão de Educação, que embasou discussão e repasse de recursos.