Página inicial > Notícias Destaque > Reitor recebe atletas da Ufam que participaram do JUB’s 2023

Reitor recebe atletas da Ufam que participaram do JUB’s 2023

Publicado: Terça, 14 de Novembro de 2023, 15h10 | Última atualização em Terça, 14 de Novembro de 2023, 15h16 | Acessos: 410

Por Juscelino Simões (Ascom/Ufam)

Foto: Juscelino Simões

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, recebeu nesta manhã de terça-feira, 14, em seu gabinete os atletas da Ufam que participaram recentemente dos 71ª Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s) na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina. Os 14 medalhistas nas modalidades de Handebol, Xadrez, Jiu-Jitsu, e-sports, entre outros, estiveram presentes na recepção.

Os atletas da Ufam que participaram dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB’s 2023) entre 5 a 21 de outubro foram recebidos pelo reitor da Ufam na manhã desta terça-feira. O reitor parabenizou os atletas pelo desempenho nos Jogos e ressaltou a importância da participação dos estudantes em um evento que promove a interação, saúde e o respeito.

A delegação participou de sete modalidades (Handebol, Xadrez, Jiu-Jítsu, Karatê, Futebol Eletrônico, Breaking, Tênis de Mesa) e os atletas do Handebol feminino, Jiu-Jitsu, Futebol Eletrônico e Xadrez conquistaram medalhas de ouro, prata e bronze. Na classificação final das Instituições de Ensino Superior o masculino ficou na terceira posição com 20 pontos.

A equipe da Ufam foi composta por 22 alunos-atletas no JUBS, sendo 14 atletas de handebol; 2 atletas de xadrez; 2 atletas de jiu-jítsu; 1 atleta de karatê; 1 atleta futebol eletrônico; 1 atleta breaking; 1 atleta de Tênis de Mesa (ICSEZ); 1 técnico do handebol; 1 auxiliar; 1 oficial.

“Vocês são as estrelas principais. É um prazer recebê-los e quero parabenizá-los pelas medalhas que conquistaram. A nossa parte foi dar o apoio para que vocês participassem dos Jogos, mas a vitória é de vocês. O meu papel como dirigente da Universidade é apoiá-los dentro dos limites orçamentários. Parabéns a todos”, disse o reitor Sylvio Puga.

O atleta Luiz Henrique Pantoja Lima, estudante do 7º período de bacharelado, conquistou a medalha de ouro na modalidade de Jiu-Jítsu, na categoria peso pesado até 88,300 kg, destacou que representar a Instituição é sempre importante. “Participar dos Jogos e interagir com outros atletas de diversos níveis técnicos mostra como o nosso perfil técnico está bem acima de outras regiões. Conquistar uma medalha valoriza a nossa Instituição”, disse.

A diretora do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas da Universidade Federal do Amazonas, Klélia Santos, disse que foi uma excelente participação dos atletas da Ufam nos JUB’s. “Foi uma excelente participação dos atletas da Ufam. Fomos com sete modalidades e conquistamos quatro medalhas sendo uma de ouro, uma de prata e duas de bronze. Pra gente foi um resultado excelente. Levamos 22 atletas, sendo que uma atleta é de Parintins, os demais são daqui da capital, esse é o objetivo da Instituição de fomentar o esporte como principal objetivo de integração, de saúde, durante todo o ano”, afirmou.