Página inicial > Notícias Destaque > Reitor recebe visita do presidente do Conselho Federal de Economia

Reitor recebe visita do presidente do Conselho Federal de Economia

Publicado: Quarta, 18 de Setembro de 2019, 16h37 | Última atualização em Quinta, 19 de Setembro de 2019, 09h53 | Acessos: 1616

Na manhã desta quarta-feira, 18, o reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, recebeu a visita do presidente do Conselho Federal de Economia (Cofecon), Wellington Leonardo da Silva. O objetivo foi estreitar laços entre as duas instituições, identificando as potencialidades na formação do economista e as oportunidades de mercado da região.

O reitor Sylvio Puga, que também é economista, enfatizou que o mercado de trabalho está cada vez mais exigente e é estratégico que a Universidade esteja em sintonia com órgãos como o Cofecon. “A Ufam é responsável por formar profissionais que atuarão no mercado e é importante estarmos alinhados com o órgão que garantirá o exercício legal e ético da profissão de economista. As duas instituições estão empenhadas em colaborar com o desenvolvimento socioeconômico do país”, ressaltou.

Durante o encontro, o presidente do Cofecon, Wellington Leonardo da Silva, falou sobre as estratégias de valorização do profissional, por meio do capital intelectual. “É importante para o Conselho estreitar as relações entre órgãos que fiscalizam o exercício da profissão de economista e as universidades, centros acadêmicos e, fundamentalmente, com os estudantes. Serão eles que nos sucederão na direção destas entidades. O Conselho Federal de Economia existe para regular a atuação dos Conselhos Regionais e a ideia é estar sempre trocando informações sobre política econômica com o alunado e professores. Ainda mais neste momento em que as universidades públicas vêm sofrendo ataques do governo, que também ataca os Conselhos. Estão tentando acabar com os Conselhos, por meio da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) n°108”, finalizou.

Sobre o Conselho Federal de Economia

O Conselho Federal de Economia, com sede em Brasília, é uma autarquia responsável pela fiscalização profissional dos 230 mil economistas brasileiros. Foi criada pela Lei nº 1.411/51, que regulamenta a profissão de Economista, e tem como atribuição assegurar o exercício legal e ético da profissão de economista e contribuir para o desenvolvimento socioeconômico do país.

O Cofecon é composto por 18 conselheiros federais, incluindo o presidente, o economista Wellington Leonardo da Silva; e o vice-presidente, o economista Antônio Corrêa de Lacerda, ambos eleitos pelo Plenário entre os membros efetivos para mandato de um ano, com possibilidade de renovação.