Página inicial > Notícias Destaque > Membros da diretoria da Andifes se reúnem com ministro da Educação em Fortaleza

Membros da diretoria da Andifes se reúnem com ministro da Educação em Fortaleza

Publicado: Terça, 07 de Novembro de 2023, 11h10 | Última atualização em Terça, 07 de Novembro de 2023, 14h48 | Acessos: 535

Foto: Ribamar Neto UFC

Os vice-presidentes da Andifes, reitor José Daniel Diniz (UFRN), reitor Sylvio Puga (UFAM) e reitor Valder Steffen (UFU), estiveram reunidos com o ministro da Educação, Camilo Santana, na tarde dessa segunda-feira (6), em Fortaleza (CE), para tratar sobre o orçamento 2023 das universidades federais. A reunião ocorreu na reitoria da Universidade Federal do Ceará (UFC) e teve também a participação da secretária de Educação Superior, Denise Pires, dos membros da Comissão de Orçamento da Andifes, reitor Demétrius David da Silva (UFV) e reitor Marcus David (UFJF), e do reitor Custódio Almeida (UFC).

Na ocasião, os dirigentes relataram o esforço que tem sido feito pela Andifes junto ao Congresso Nacional para a recuperação do orçamento das Universidades Federais na Lei Orçamentária Anual de 2024. Os reitores ressaltaram, também, a grande preocupação com a situação da execução orçamentária das universidades ainda neste ano de 2023, que necessita de suplementação. A diretoria apresentou ao ministro um histórico dos orçamentos das universidades desde 2010, destacando as grandes perdas sofridas até o presente. Com isso, os pleitos apresentados foram de suplementação de R$ 500 milhões, ainda em 2023, e de um acréscimo de R$ 2,5 bilhões na LOA de 2024, de maneira a recuperar o orçamento de 2010, corrigido pelo IPCA.

O ministro Camilo Santana manifestou disposição para o diálogo permanente com a Andifes e falou sobre o esforço doFoto: Ribamar Neto UFC MEC para preservar as universidades federais de contingenciamentos. Disse que está empenhado em encontrar meios para complementar o orçamento de 2023, além de buscar solução para a liberação dos recursos de fonte própria das universidades. Em relação à LOA de 2024, Santana reconheceu a necessidade de ampliar os valores previstos na PLOA e comprometeu-se em trabalhar para isso.