Página inicial > Notícias Destaque > Em evento internacional ‘Hélice Triplice’, do governo sueco, reitor apresenta proposta de projeto com vistas ao desenvolvimento regional

Publicado: Terça, 17 de Setembro de 2019, 16h00 | Última atualização em Terça, 17 de Setembro de 2019, 16h16 | Acessos: 1396

Baseado em pesquisa do professor da Faculdade de Tecnologia, Nelson Kuwahara, coordenador do Laboratório Transportar, do Departamento de Design e Expressão Gráfica, o trabalho se debruça sobre o arranjo produtivo local de móveis e artefatos em madeira sob a ótica sustentável

Por Sebastião Oliveira e Carla Santos
Equipe Ascom

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, participou na segunda-feira, 16, do evento binacional ‘Hélice Tríplice Suécia-Amazonas: Inovação e Empreendedorismo’, que abre oficialmente as Semanas de Inovação Suécia-Brasil no cronograma de atividade anual, coordenada pela Embaixada da Suécia, sediada em Brasília. Na oportunidade, ele apresentou proposta de projeto ao arranjo produtivo local de móveis e artefatos em madeira sob a ótica sustentável, fruto de pesquisa do professor da Faculdade de Tecnologia, Nelson Kuwahara, que é coordenador do Laboratório Transportar, do Departamento de Design e Expressão Gráfica.

A proposta de projeto do professor é resultado do que preconiza o modelo Hélice Tríplice, reconhecido internacionalmente e que está no âmago da disciplina emergente de estudos de inovação, e um guia de políticas e práticas nos contextos local, regional, nacional e multinacional. As interações universidade-indústria-governo, que formam essa “hélice” de inovação e empreendedorismo, são a chave para o crescimento econômico e o desenvolvimento social baseados no conhecimento.

O evento binacional foi realizado com apoio das Instituições de Ensino e Pesquisa (IEPs) brasileiras e suecas, além da indústria, ocorreu na tarde de segunda-feira, dia 16, no auditório da Federação das Indústrias do Estado do Amazonas (Fieam), na área central de Manaus.

Com foco no debate sobre como Suécia e o estado do Amazonas têm aplicado o modelo de cooperação Hélice Tríplice entre universidade-indústria-governo na sua busca por inovação, empreendedorismo e desenvolvimento sustentável, três painéis foram apresentados, tendo como temas: Valor na Cadeia de Reciclagem, Inovação, Confiança e Sistemas Automatizados e Comercialização da Pesquisa Amazônica através do Modelo de Hélice Tripla. O reitor, professor Sylvio Puga, compôs a mesa de abertura do evento, moderou um dos três painéis programados e também expôs o case a partir da análise do polo moveleiro sob o aspecto sustentável.

Na oportunidade, o governador do Amazonas, Wilson Lima, esteve presente no evento e em breve discurso, ressaltou a importância dos debates e a margem que se abre para a análise de diversos estudos sobre a Amazônia. “Há muito para se descobrir, especialmente no campo da Biotecnologia. Acredito na confluência entre as IEPs e a indústria, que representa um fator fundamental e estratégico para o desenvolvimento regional”, afirmou.

Estiveram presentes, além do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, o vice-ministro sueco da Inovação, Emil Högberg e Embaixadora da Suécia no Brasil, Johanna Brismar Skoog, representantes das IEPs e indústria do Amazonas e a vice-presidente da Fieam, Tereza Cristina Calderaro.

Participação da Ufam

A participação da Ufam no Painel III: 'Valor na cadeia de reciclagem' contou com a apresentação do reitor, professor Sylvio Puga. Naquele momento, foi discorrido a proposta de projeto 'Programa de Capacitação em design de mobiliário e artefato para sistema de manejo sustentável do Amazonas', de autoria do pesquisador do Departamento de Design e Expressão Gráfica da Faculdade de Tecnologia da Ufam, professor Nelson Kuwahara, visando ao desenvolvimento regional no que tange ao arranjo produtivo local de móveis de madeira e artefatos do Amazonas.

Para a realização do projeto, o reitor justificou que no Amazonas existe um potencial logístico para a comercialização de produtos regionais, nacional e internacional. No entanto, há um entrave que impossibilita o arranque dessa produção aos nichos potenciais de mercado. Ele aponta, baseado nos estudos do professor Kuwahara, que no cenário local a falta de capacitação técnico-científica dos moveleiros para produzir, comercializar mobiliários e artefatos também se agrava pela ausência de uma base no arranjo produtivo local para conjugação de processos de certificação, com inovação de design de produtos. “O incentivo no Amazonas para a produção de carteiras escolares é uma realidade, no entanto, não possui a qualidade, especificidade exigida pelos mercados nacional e internacional”, exemplificou.

Para o reitor, a Ufam reuniu nas últimas décadas elementos para consolidar sua rede de inovação tecnológica formada no arranjo produtivo local de móveis e artefatos de madeira. Ele mencionou a existência de parcerias com o Serviço de Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-AM), que também mostra ser possível fazer inserção no mercado global de mobiliário de madeira sustentável.

Um dos detalhes do projeto apresentado trata também de capacitar 180 profissionais para desenvolvimento de inovação em processos e modelos de mobiliários no Amazonas e que possam fabricar produtos de alto valor agregado, mantendo-se competitivos no mercado nacional e internacional.