Página inicial > Notícias Destaque > Ufam conquista a terceira colocação em classificação final por IES no masculino dos JUB´s

Publicado: Quinta, 26 de Outubro de 2023, 17h02 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 17h29 | Acessos: 619

Por Sebastião de Oliveira, Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) participou entre 8 a 22 de outubro da 71ª edição dos Jogos Universitários Brasileiros (JUB´s 2023) na cidade de Joinvile (SC). Os JUB´s são organizados pela Confederação Brasileira do Desporto Universitário (CBDU).

Durante os 14 dias de competição, estudantes da Ufam disputaram em 7 modalidades. A delegação do estado do Amazonas estava integrada por 22 alunos-atletas da UFAM, sendo 14 atletas de handebol, 2 de xadrez, 2 de jiu-jítsu, 1 de karatê, 1 futebol eletrônico, 1 breaking, 1 de tênis de mesa (ICSEZ), 1 técnico do handebol, 1 auxiliar e um oficial.

A diretora do Departamento de Esporte, Cultura e Lazer da Pró-Reitoria de Gestão de Pessoas Klélia Santos, disse que a participação da Ufam nos JUB´s 2023 teve um excelente resultado, tendo em vista que a Delegação do Amazonas estava em menor número por equipes. Animada com os resultados, a diretora acredita que para as próximas edições, a Universidade irá continuar fomentando o esporte junto com os alunos atletas durante todo o ano.

A excelência na participação, Klélia Santos disse que os alunos tiveram uma boa participação e agradeceu a Administração Superior pelo incentivo da ajuda de custo aos alunos participantes.

Opinião

“Participar do JUB's é uma experiência única e muito gratificante”, disse Isabela Drumond integrante da equipe de Handebol da Ufam. “Os JUB's nos proporciona vivenciar o que seria o mais próximo de uma olimpíada, e para o estudante universitário é uma oportunidade de conhecer estudantes de outras universidades e estados. E, o fato de representar o Estado do Amazonas e a Ufam em outra cidade é muito gratificante”, completou.

Ana Cristina Granjeiro, também da equipe do Handebol feminino, disse que participar dos JUB's é a oportunidade de realizar um sonho em que teve o privilégio de vivenciar um evento de grande proporção, em que podemos torcer e vibrar não só pela nossa modalidade mas também por várias outras. “Os JUB's nos deu a oportunidade de como estudante/atleta representar nossa instituição e também conhecer um pouco da cultura de outra cidade, assim como conhecer também a cultura de outros atletas”, disse.

O estudante do curso de Direito e atleta da modalidade Futebol Eletrônico, Alenice Almeida Diniz, disse que os JUB´s desempenham um papel significativo na vida dos universitários, pois oferecem aos estudantes a oportunidade de desenvolvimento de habilidades esportivas, a construção de relacionamentos com integrantes de sua delegação, assim como de outros estados. “Participar desse evento pode contribuir, ainda, para o fortalecimento do senso de pertencimento à comunidade universitária, além de ser uma vantagem na construção do currículo acadêmico e profissional”, completou.