Página inicial > Notícias Destaque > Alunos da Faculdade de Medicina conquistam campeonato no XXII Congresso Paulista de Nefrologia

Publicado: Quarta, 25 de Outubro de 2023, 16h00 | Última atualização em Quinta, 26 de Outubro de 2023, 15h51 | Acessos: 802

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom/Ufam

A equipe campeã formada pelos alunos Daniel Lanef e João Barbosa desbancaram as principais universidades (USP, Unifesp, Famerp) em “Desafio de Ligas Acadêmicas de Nefrologia” no XXII Congresso Paulista de Nefrologia. A disputa ocorreu entre várias Instituições de Ensino Superior (IES), em que foram testados os conhecimentos da área.  O congresso aconteceu entre os dias 18 e 21 de outubro de 2023, no Bourbon Atibaia (SP).

A Liga Acadêmica de Nefrologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Amazonas é coordenada pela professora Ana Matilde Shramm, da disciplina de Nefrologia, e agrega outros professores como os docentes Ana Wanda Guerra e Karla Petruccelli.

Para a coordenadora da Lanef, professora Ana Matilde Shramm, os  alunos fizeram uma prova e os dois melhores colocados, Daniel da UFAM e João Vitor da UEA foram escolhidos para representar o Amazonas. “Ficamos em primeiro lugar, com pontuação que superou faculdades com a USP e a Unicamp”, disse.

“Estamos muito orgulhosos e felizes em poder mostrar que o Amazonas é um lugar onde se tem um ensino de qualidade. Para a Ufam isso é muito importante pois coloca nossa universidade em pé de igualdade em relação às grandes universidades do país. Uma vez que o excelente desempenho dos alunos reflete também a capacidade dos professores. Estamos felizes em poder mostrar que nosso time de docentes e discentes fizeram, mas todo o Amazonas seja visto com novos olhos pelos nossos pares de todo o Brasil”, completou.

Entusiasmado com o resultado, Daniel Moares, aluno do curso de Medicina da Ufam acredita que depois do resultado, criou-se uma expectativa junto à comunidade acadêmica em participar de eventos desse nível. “Isso demonstra que o conhecimento adquirido na Liga Acadêmica deve ser gerido com esforço; podendo ser equiparado com outras instituições”, ressaltou.

Ele disse ainda que o objetivo do desafio das Ligas Acadêmicas no Congresso foi promover, de forma lúdica, o conhecimento e o interesse da Nefrologia entre médicos residentes e estudantes de graduação, além de divulgar a sociedade sobre a importância das Ligas Acadêmicas em Nefrologia.

João Vitor Vieira Barbosa, 23, aluno do 9º período de Medicina da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) que também compartilhou o campeonato, disse que apesar de não ser vinculada à Ufam, a Liga Acadêmica de Nefrologia oportuniza aos alunos de todas as Faculdades de Medicina de Manaus,  participação do ciclo por um ano. “Com o ingresso na Liga, tive maior contato com a Nefrologia e com preceptores maravilhosos que somaram e ainda somam muito no aprendizado da Medicina do Amazonas”, disse João Barbosa.

“Com isso, surgiu a oportunidade de participar do XXII Congresso Paulista de Nefrologia e, com o treinamento dado pelos nossos preceptores Karla Petruccelli, Ana Matilde Schramm e Arthur Gonçalves conseguimos o primeiro lugar, obtendo uma boa pontuação na disputa”, completou.

Sobre a Liga

A Liga Acadêmica de Nefrogia (Lanef) foi fundada em 2004 pela professora Karla Petruccelli e com alunos da Ufam. A Liga tem um longo histórico de atuação nas comunidades, com ações em Parintins, Manacapuru e Iranduba. Além disso foram feitas ações na UBS Deodato Miranda Leão, Amazonas shopping. A partir de 2017, a Lanef começou a aceitar alunos de outras faculdades de Medicina. Em 2019, foi realizado o Simpósio de Doença Renal do Amazonas. Em 2020, a Lanef fez uma ação de busca ativa via telefone dos pacientes do ambulatório que não tinham como ir às consultas, e foram renovadas receitas e reavaliados exames.

Em 2021, foi organizado um simpósio em formato on-line.  Em 2022, foram retornadas as atividades presenciais com vários preceptores incluindo os da Ufam, da UEA, da Nilton Lins e da Fametro. Desde 2021, com a presidência do discente Arnaldo Netto da Ufam, a Liga vem passando por uma reestruturação.

A Liga oferta estágio em clínica de diálise, acompanhamento no ambulatório e pronto-socorro. Neste ano, em comemoração ao Dia Mundial do Rim, foi realizada uma ação de esclarecimento sob prevenção doença renal. A Lanef promove pesquisa que possibilita ao aluno maior participação em eventos científicos. Este ano, a Liga promoverá nos dias 31/10 e 01/11, mais uma edição do Simpósio, com prova de seleção dia 03/11 para um novo ciclo que se inicia em 2024.