Página inicial > Notícias Destaque > ANPEd realiza a abertura da 41ª Reunião Nacional em Educação na Ufam

ANPEd realiza a abertura da 41ª Reunião Nacional em Educação na Ufam

Publicado: Segunda, 23 de Outubro de 2023, 14h41 | Última atualização em Segunda, 23 de Outubro de 2023, 16h40 | Acessos: 585

Por Juscelino Simões (Ascom/Ufam)      Foto: Gláucio Rodrigues (Anped)

A 41ª Reunião Nacional da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação (ANPEd), teve a abertura neste domingo, 22,  em Manaus, no estado do Amazonas. O evento ocorre até o dia 27 deste mês e é resultado de um arranjo inovador de trabalho colaborativo entre a Associação e a organização local do evento com duas instituições de ensino e seus programas de pós-graduação na área da educação, a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Universidade do Estado do Amazonas (UEA).

É desta união de instituições que surgiu o tema da reunião, ‘Educação e Equidade: bases para Amar-zonizar o país’, que condensa alguns dos desafios que temos pela frente.

Trazer a questão da equidade como um dos fios condutores da 41ª Reunião Nacional da ANPEd significa colocar em xeque as noções contemporâneas do conceito, as disputas de sentido em torno dele, assim como suas apropriações na política e na educação.

Já o termo “amar-zonizar” – junção de amar e Amazônia – remete à urgência de unir os saberes tradicionais à ciência, enquanto estratégia para a constituição de uma nova ordem social, marcada pelo respeito e convivência da diversidade.

A abertura do evento ocorreu no auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do Campus Universitário e foi presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga. A mesa de abertura, contou com a presença de autoridades das duas universidades sedes do encontro - Ufam e UEA -, representantes do MEC, de discentes, de central de trabalhadores e de associações internacionais de pesquisas, que destacaram a importância da ANPEd na política educacional e defesa da pesquisa, da pós-graduação e da democracia.

A cerimônia de abertura teve uma apresentação ritualística de povos indígenas da Amazônia, conduzida pelo antropólogo Jaime Diákara, do povo Dessana. A cerimônia de boas-vindas do maior encontro científico da Educação na América Latina reuniu mais de duas mil pessoas na Ufam para exatamente celebrar a produção de conhecimento do Amazonas e a partir deste múltiplo território.