Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam outorga grau a 35 finalistas da Faculdade de Letras
Início do conteúdo da página

Ufam outorga grau a 35 finalistas da Faculdade de Letras

Publicado: Quinta, 05 de Outubro de 2023, 09h59 | Última atualização em Sexta, 06 de Outubro de 2023, 13h20 | Acessos: 1162

Cerimônia contou, integralmente, com interpretação em Libras. Egressos são dos cursos de Licenciatura em Letras - Língua e Literatura espanhola, Letras - Língua e Literatura Francesa, Letras - Língua e Literatura inglesa, Letras - Língua e Literatura japonesa, Língua Brasileira de Sinais e Letras e Língua e Literatura Portuguesa

 Por Márcia Grana

Equipe Ascom Ufam

Em solenidade presidida pelo reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, foi realizada, na noite desta quarta-feira, 4, a solenidade de outorga de grau a finalistas dos cursos de Letras da Universidade Federal do Amazonas.

Durante seu pronunciamento, o reitor da Ufam destacou que os licenciados não devem temer os desafios, pois são os profissionais mais requisitados pelo mercado em suas respectivas áreas. “Parabéns, diretor da FLET, por mais essa formação. Sei que dirigir uma unidade acadêmica é um grande desafio. Quero agradecer a presença do cônsul geral do Japão em Manaus. É sempre uma honra para nossa Universidade contar com sua presença e pronunciamento. Agora me dirijo aos recém-formados. Quero lhes dizer que não tenham medo dos desafios, pois vocês foram formados na melhor Universidade, pelos professores mais capacitados, logo, com um diploma da Ufam, e isso faz diferença, estão preparados para os desafios da vida profissional. Desejo sucesso a todos”, discursou.

FLET de realizações

Após cumprimentar os licenciados pela conquista acadêmica, o diretor da Faculdade de Letras, professor Roberty Langlady Rosas, ressaltou as experiências exitosas da FLET. “Meus cumprimentos especiais aos licenciados da Faculdade de Letras, esse time corajoso que hoje conclui essa trajetória muito difícil, árdua. Um evento como esta outorga de grau é feito por vários protagonistas, como os meus colegas intérpretes, meus colegas do Cerimonial, do serviço terceirizado de limpeza. A Faculdade de Letras tem uma função social enorme para a comunidade amazonense, pois forma, há quase 60 anos, professores e professoras de Língua e Literatura Portuguesa. A nossa Faculdade é nova, mas nossos cursos são antigos, tendo uma tradição de formação acadêmica no Amazonas. Isso, por si só, já merece comemoração. Assim como o curso de Língua e Literatura Inglesa e o curso de Língua e Literatura Francesa, que são quase sexagenários e os demais cursos mais novos e com a mesma importância, a Flet oferece uma formação científica e cultural extremamente rigorosa e metódica. Temos o Centro de Estudo de Línguas, que é um dos orgulhos da FLET, que acolhe quase duas mil pessoas da comunidade, as atividades desenvolvidas nos programas de iniciação científica, nos programas de extensão, além das experiências das escolas bilíngues, onde nossos alunos fazem formação de campo, o evento Setembro surdo, promovido pelo curso de Libras. São muitos os motivos para se orgulhar da FLET”, discursou o diretor.

Autoconfiança - a fórmula do sucesso

Presente na solenidade, o cônsul geral do Japão em Manaus, senhor Masahiro Ogino, ressaltou que a autoconfiança é a força para superar as dificuldades ao longo da vida profissional. “Formandos, recebam minhas sinceras congratulações. Senhores pais, parabéns por cuidarem de seus filhos com tanto esforço. Professores, parabéns pela contribuição que dão para a sociedade. Sei que os formandos deixaram de se divertir para se dedicarem aos estudos a fim de chegarem ao dia de hoje é por isso tenho certeza de que terão um futuro promissor. Seguir adiante faz parte da vida, mas há também diversos obstáculos esperando pela frente. As dificuldades fazem parte da vida. Algumas vezes se sentirão derrotados e de coração partido, mas eu quero dizer que confiança em si mesmo é o que dá a força para prosseguir. Cultivem a autoconfiança e conseguirão ultrapassar as dificuldades”, aconselhou o cônsul.

Mesa de honra

Também compuseram a mesa de honra o paraninfo da turma do curso de Língua e Literatura Espanhola, professor Felipe Miguel Castro; o paraninfo da turma do curso de Língua e Literatura Francesa, professor Fernando Scheibe; a paraninfa da turma de Língua e Literatura Inglesa, professora Maria Regina Marques Marinho; a paraninfa do curso de Língua e Literatura Japonesa, professora Linda Midori Tsuji Nishikido; a paraninfa da turma do curso de Letras-Libras, professora Tatyana Sampaio Monteiro e o paraninfo da turma de Letras- Língua e Literatura portuguesa, professor Mateus Coimbra de Oliveira.

Amizades da jornada

A paraninfa oradora das turmas, professora Maria Regina Marques Marinho, aconselhou os recém-formados a manterem as amizades feitas nesta etapa da vida e que sempre valorizem a formação recebida em uma Universidade pública. “Vocês escolheram uma bela e árdua profissão, a de professor, e espero que tenha sido uma escolha consciente e que tenham em mente que serão sempre modelos para seus alunos. Nunca permitam que vozes externas abafem as suas vozes interiores. Tenham coragem para seguir o coração e a intuição. Sejam gratos a seus pais ou àqueles que os criaram, pois foram seus primeiros professores. Agora olhem para o lado. Quem está aí é alguém que, nos últimos anos, conviveu com você nesta instituição. Pode não ser o seu melhor amigo, mas é alguém que o conhece, que viveu com você essa experiência única de ser aluno de uma instituição de ensino superior. Procurem preservar essa convivência. Não deixem que esses laços se percam com o tempo. Quando vocês forem mais velhos, perceberão quão importantes são as amizades feitas nesta fase da vida. Além disso, valorizem sempre esta instituição que os acolheu. Sejam garotos e garotas-propaganda da Ufam, pois durante os anos que passaram aqui tiveram um ensino promovido por pessoas capacitadas e comprometidas. Valorizem esse investimento da sociedade”, afirmou a professora, que concluiu seu discurso dedicando um poema de Langston Hughes aos seus alunos de Língua e Literatura Inglesa.

Gratidão

Em nome das turmas, a oradora Luana Gomes da Silva agradeceu a todos que contribuíram durante a trajetória acadêmica da turma. “Deixo, em nome dos colegas licenciados, nossos agradecimentos, a esta casa Ufam, aos nossos pais e familiares, pilares de nossas vidas; aos amigos, namorados, noivos e cônjuges pelo apoio e compreensão quando tivemos que sacrificar cada momento em favor da graduação e por nos acolherem nos momentos de alegrias e frustrações. Agradecimento aos que partiram de nossas vidas e não puderam estar hoje aqui presentes nesse momento de alegria. Aos professores que compartilharam conhecimentos didáticos e de vida conosco, hoje saem de nossas como professores e se tornam amigos. Aos servidores administrativos que nos orientaram e auxiliaram nesse processo com as ferramentas necessárias para concluir as etapas burocráticas, mas necessárias ao nosso aprendizado. A todos os coordenadores que se desdobraram em sala de aula e coordenação e, em especial, aos professores que enxergaram a inclusão para além das limitações que não podem ser vistas a olho nu e nos mostraram como professores em serviço devem estar preparados para incluir a todos em seus variados graus de limitações e plurilinguismo”, discursou a recém-formada em Letras-LIBRAS.

Ao concluir seu discurso, ela ressaltou que cada integrante da turma é uma resposta positiva para a sociedade. Estamos prontos e capacitados para atuar como profissionais e, nessa nova jornada que iremos trilhar, sejamos fortes e preparados diante dos desafios, mas seguiremos firmes em busca de novas conquistas. Como diz a teoria de Krashem, o aprendizado de línguas é um processo formal, mas a aquisição da linguagem tende a ocorrer em contextos naturais de exposição à língua através de inputs. Que estejamos todos abertos a novos inputs não só para língua mas para novas experiências, porque o aprendizado é uma troca e a nossa caminhada apenas começou e temos muito ainda a aprender”, comentou a oradora.

Confira a lista completa de recém-formados

 FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA ESPANHOLA

  1. ANDREZA KARLA GARCIA AZEVEDO
  2. JAQUELINE DA COSTA CORREA
  3. MARIA NATHALIA DA SILVA ARAGÃO
  4. STEFANNY FÉLIX DA SILVA
  5. THAIS REBECA DE SOUZA LIMA

FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA FRANCESA

  1. GABRIEL PORTELA DE MELO
  2. JENNIFER EMILY GOES DOS SANTOS
  3. MARILYS OLIVEIRA REGO

 FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA INGLESA

  1. ADAIAS ARAÚJO DE SÁ
  2. ANA CAROLINA ALVES DE SOUZA SANTOS
  3. EMILY HOLANDA DAMASCENO SANCHES
  4. GRAZIELLA LOPES MORAIS
  5. RAYNNARA CARDOSO CARDOSO
  6. SABRINNA REBELO SAMPAIO
  7. TATIANE DA COSTA FERRAZ

 FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS- LÍNGUA E LITERATURA JAPONESA

 

  1. KARINA DE SOUSA SILVA
  2. THANARA GONÇALVES DOS SANTOS
  3. VICTÓRIA MARCELLE MATIAS MACIEL

 FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS - LIBRAS

  1. ANDREIA CARVALHO DOS SANTOS
  2. ANGÉLICA DE OLIVEIRA BARBOSA
  3. BRENDA DA SILVA DIAS
  4. CLAUDENIR DA SILVA PEDROSA
  5. JACYK SABRINA PINTO LOPES
  6. JOSÉ CARLOS GONÇALVES FLEXA
  7. LARISSA JESSICA LEAO DA SILVA
  8. LUANA GOMES DA SILVA
  9. LUANA VANESSA LINHARES FERNANDES
  10. MARCOS PAULO DE OLIVEIRA PEQUENO
  11. MARIA NEIDE GOMES MELGUEIRO
  12. MONIKE SILVA DOS SANTOS
  13. NAYANDRA MELGUEIRO DO NASCIMENTO
  14. OSVALDO DE OLIVEIRA NASCIMENTO JUNIOR

 FORMANDOS DO CURSO DE LETRAS – LÍNGUA E LITERATURA PORTUGUESA

  1. ISABELA MARIANA MARTINS ADÃO LINS
  2. MARGARETH YURIE OBARA AN
  3. PATRÍCIA LARANJEIRA ALVES

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página