Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Ufam assina Acordo de Cooperação com a Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel)
Início do conteúdo da página

Ufam assina Acordo de Cooperação com a Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel)

Publicado: Segunda, 16 de Setembro de 2019, 14h09 | Última atualização em Segunda, 16 de Setembro de 2019, 14h20 | Acessos: 1755

O convênio prevê atuação de acadêmicos no Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas

O reitor da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), professor Sylvio Puga, e o secretário de Estado de Esportes, Caio André Pinheiro de Oliveira, na manhã de hoje, 16, firmaram acordo de Cooperação Técnico-Científico entre a Universidade Federal do Amazonas (Ufam) e a Secretaria de Estado de Juventude, Esportes e Lazer (Sejel). A colaboração possibilitará aos alunos da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) experiências práticas com atletas de alto rendimento, olímpicos e paraolímpicos, e, permitirá que a secretaria conte com o apoio dos futuros profissionais na execução das atividades que oferece.

Os alunos de Bacharelado em Treinamento Esportivo atuarão diretamente no Centro de Treinamento de Alto Rendimento do Amazonas (Ctara), localizado na Vila Olímpica de Manaus, que tem como finalidade desenvolver, democratizar e universalizar a prática esportiva de Alto Rendimento. Com o Acordo, os professores e treinadores do Centro farão avaliações do desenvolvimento e desempenho dos atletas nos laboratórios da Ufam, detectando parâmetros que permitam a evolução nos treinamentos e resultados.

Durante a assinatura do termo, o reitor Sylvio Puga, evidenciou que a Sejel é uma importante parceira da Ufam. “Nós trabalhamos juntos à Sejel há bastante tempo. O Acordo de Cooperação Técnico- Científico amplia a parceria entre as instituições e coloca nossos laboratórios à disposição do esporte de alto rendimento praticado no estado. Agradecemos, mais uma vez, a confiança depositada nos profissionais e alunos da Feff. O papel da Ufam é formar pessoas e disponibilizar à sociedade em geral o conhecimento produzindo. O acordo é resultado do esforço conjunto entre a Assessoria de Relações Internacionais e Interinstitucional da Ufam e Sejel”, enfatizou.    

Para o secretário de Estado de Esportes, Caio André pinheiro de Oliveira, a cooperação entre as duas instituições beneficiará não apenas os alunos da Ufam, mas o esporte em geral. “A parceria é fundamental para o desenvolvimento do esporte de alto rendimento do Amazonas. Nós teremos à disposição do Ctara os laboratórios da Ufam. A expectativa é possibilitar aos atletas as ferramentas necessárias para atingir a melhor performance possível”, destacou.    

O diretor da Feff, professor João Otacílio Libardoni dos Santos, lembrou que a Ufam tem laboratórios de ponta. “Nós temos tecnologia para auxiliar de forma especializada os treinadores dos atletas de alto rendimento. O papel da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff) será oferecer suporte nas áreas de biomecânica e fisiologia, garantindo um maior rendimento e evolução deste desportista. A gente entende que a universidade tem esse papel de contribuir para o esporte no estado. Trará muito frutos para os esportes de alto rendimento”, finalizou.  

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página