Página inicial > Notícias Destaque > Outorga de grau do ICB tem 31 graduados do segundo semestre de 2022

Outorga de grau do ICB tem 31 graduados do segundo semestre de 2022

Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2023, 11h07 | Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2023, 15h15 | Acessos: 581

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou, na noite de segunda-feira, 02, a cerimônia de outorga de grau dos formandos do Instituto de Ciências Biológicas (ICB) do segundo semestre do ano de 2022. Ao todo, 31 novos profissionais de Biotecnologia, Ciências Naturais e Biológicas foram apresentados à sociedade amazonense na solenidade ocorrida no Auditório Eulálio Chaves.

Presidindo o evento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou em seu pronunciamento que o objetivo principal da Instituição é valorizar as pessoas que compõem a comunidade universitária. “Quem é o maior patrimônio da Ufam? São vocês. São nossos TAEs [técnicos administrativos em educação], nossos docentes e os nossos alunos. Porque a partir de hoje, aonde quer que vocês estejam vocês vão levar o nome da Universidade”, disse o gestor. “Quando alguém te perguntar: você formou onde? Na Ufam. E onde fica? Na Amazônia. Você é formado na Amazônia. Olha que diferencial você tem no seu currículo. Você é formado em Biotecnologia, em Ciências Naturais e Biologia na Amazônia. E eu digo a vocês que isso fará diferença na vida de vocês para sempre”, discorreu.

Já a diretora do ICB, professora Rozana Galvão, abordou a satisfação em testemunhar o êxito de mais uma turma de formandos da unidade acadêmica. “Ver a emoção no rosto de cada um de vocês que passou aqui deixa-nos muito orgulhosos, felizes e acima de tudo com o sentimento de missão cumprida. Estamos muito orgulhosos em apresentar à sociedade amazonense esses 31 excelentes profissionais”, expôs. “Saibam que o Instituto estará de portas abertas para recebê-los como nossos pós-graduandos. Desejamos sucesso a todos e agradecemos por terem escolhido o ICB para fazer parte de uma fase muito importante da vida de vocês”, completou.

A diretora convidou os presentes a prestarem homenagem, com um minuto de silêncio seguido de aplausos, aos discentes Taís Cardoso, Kelvin Lopes e Eduardo Neves, que colariam grau na solenidade, e ao professor Marcelo Menin, todos falecidos há pouco tempo.

O professor Alessandro Pereira, paraninfo orador dos cursos, discorreu sobre as características que fizeram dos graduados uma turma única e especial. Também dedicou a eles conselhos para a vida profissional e pessoal. “Quando tiverem dúvidas ou medo de algo, o melhor caminho é buscar o conhecimento seguro e confiável. Por isso continuem estudando sempre e saibam que nós professores estamos aqui para recebê-los quando precisarem. Apesar de sempre direcionarmos o nosso discurso para a busca do conhecimento científico, busquem também o cuidado com a saúde mental. Valorizem a família e cultivem as amizades, identificando o prazer e a felicidade nas atividades consideradas triviais”, discursou.

À Iandra Jady Diniz da Silva coube falar em nome da turma de graduados. Relembrando momentos vividos durante os anos de graduação, a oradora destacou, entre eles, as aulas ministradas no período da pandemia para mostrar a dedicação de professores e alunos na busca por uma formação de qualidade. “Tivemos professores que não desistiram de apresentar as melhores aulas possíveis dentro desse contexto, pois estavam dispostos a nos formar não só como profissionais, mas também como pessoas para o mundo nesse momento tão difícil para todos. Esse apoio foi essencial para conseguirmos passar por isso, já que vocês nos possibilitaram ter contato com o ensino de ótima qualidade e nós podemos dizer com orgulho que fomos seus alunos e esperamos um dia também ser motivo de orgulho para vocês”, declarou.

Confira abaixo a lista com os nomes dos novos profissionais formados pela Ufam:

FORMADOS DO CURSO DE BIOTECNOLOGIA

1. BRUNA DA SILVA SEIXAS