Página inicial > Notícias Destaque > Seminário Internacional de Meteorologia debate sobre o clima

Seminário Internacional de Meteorologia debate sobre o clima

Publicado: Quinta, 28 de Setembro de 2023, 15h35 | Última atualização em Quinta, 28 de Setembro de 2023, 16h14 | Acessos: 481

Evento quer chamar a atenção da sociedade e da comunidade científica para os efeitos das mudanças climáticas

Por Juscelino Simões (Ascom/Ufam)

Foto: Juscelino Simões

Com o objetivo de chamar a atenção da sociedade e da comunidade científica para os efeitos das mudanças climáticas que a cada ano já se fazem sentir, bem como, buscar caminhos para mitigar tais efeitos sobre a população, realçando a importância do uso racional dos recursos naturais como paradigma de um mundo sustentável o Centro de Ciências do Ambiente, por meio do grupo de pesquisa UPEC (Unidade de Pesquisa em Energia, Clima e Desenvolvimento Sustentável) realizou a abertura do ‘V Seminário Internacional de Meteorologia e Climatologia do Amazonas – Impactos e medidas mitigadoras sobre mudanças climáticas’. O evento ocorre na Faculdade de Ciências Agrárias, no auditório Samaúma, no setor Sul do Campus Universitário.

A mesa de honra de abertura contou com a participação do pró-reitor de Inovação Tecnológica da Universidade Federal do Amazonas (Protec), que representou o reitor Sylvio Puga no evento e presidiu o ato solene de abertura, professor Jamal Chaar, do diretor da Faculdade de Ciências Agrárias, professor Carlos Victor Lamarão, do diretor do Centro de Ciências do Ambiente e coordenador do evento, professor Eron Bezerra.

“Essa é a 5º edição do Seminário Internacional de Meteorologia e Climatologia do Amazonas e o objetivo é discutir nesta rodada qual é a causa das mudanças climáticas e, principalmente, quais as medidas que a gente precisa fazer para reduzir esses problemas. A essência do Seminário é isso”, disse o coordenador do evento, professor Eron Bezerra.

O pró-reitor de Inovação Tecnológica, professor Jamal Chaar, afirmou que o tema do Seminário é de altíssima relevância porque as mudanças climáticas afetam a vida de todos. “O tema do Seminário é de altíssima relevância porque as mudanças climáticas têm afetado a todos nós. O Seminário vai discutir alternativas para um novo comportamento da sociedade frente ao meio ambiente. Inúmeros pesquisadores vão estar hoje e amanhã discutindo o tema. Quero parabenizar o professor Eron Bezerra pela coordenação e toda sua equipe pela organização do evento”,  afirmou.

No evento será oficializado um protocolo de cooperação com o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), órgão vinculado ao MCTI – Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação, bem como, a realização de uma ‘Mesa Internacional’ com integrantes dos países amazônicos.