Página inicial > Notícias Destaque > Andifes trata sobre pautas das universidades federais, com ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2023, 14h43 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 15h12 | Acessos: 331

Em continuidade às agendas com o Governo Federal, a presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão (UnB), e o secretário executivo, Gustavo Balduino, estiveram em audiência com o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, para apresentar a pauta prioritária das universidades federais, na tarde dessa segunda-feira (18).

Dentre os assuntos, a complementação do orçamento para 2023, a recomposição do orçamento para 2024, tendo como comparativo os recursos para custeio e investimento de 2010, com correção pelo IPCA, e a apresentação de proposta para estabelecimento de um grupo de trabalho com o objetivo de discutir um modelo permanente de financiamento das universidades. Foi tratado, ainda, o PL 2.699/2011, que disciplina a nomeação de reitores e reitoras, em tramitação na Câmara dos Deputados.

A presidente da Andifes avaliou a agenda com o ministro como bastante positiva.“Foi uma conversa propositiva, com a compreensão do ministro Padilha sobre o que é prioritário para o financiamento das universidades federais, e com manifestação de apoio a essas pautas tão caras para as nossas instituições”, afirmou.

“Olharemos com atenção para essas pautas, para trabalharmos em conjunto com o Ministério da Educação”, declarou o ministro.

A reunião foi também acompanhada pelo assessor especial do gabinete ministerial, Vitor Marchetti.