Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Novo curso de graduação da Ufam, Engenharia Física, já estará disponível na seleção do próximo PSC
Início do conteúdo da página

Novo curso de graduação da Ufam, Engenharia Física, já estará disponível na seleção do próximo PSC

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2023, 12h44 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 16h21 | Acessos: 2945

Em reunião ordinária ocorrida no dia 25 de agosto, a Câmara de Ensino de Graduação (CEG) aprovou por unanimidade de votos a criação do novo curso de graduação do Instituto de Ciências Exatas da Universidade (ICE). Trata-se do curso de bacharelado em Engenharia Física, cujas aulas iniciarão com os ingressantes do próximo Processo Seletivo Contínuo (PSC) da Ufam. Esse novo curso de engenharia consolida-se como uma proposta inovadora e estratégica para impulsionar o crescimento regional, fortalecer a formação acadêmica e profissional dos estudantes e contribuir para o avanço da ciência e tecnologia no estado do Amazonas.

O curso de Engenharia Física é de caráter interdisciplinar, combinando os princípios fundamentais da Física com aplicações práticas da engenharia. Por meio desse curso integra-se os conhecimentos das ciências exatas com as tecnológicas, permitindo a formação de profissionais com uma visão ampla e profunda das interações físicas que ocorrem nos mais diversos campos da engenharia. Com a criação desse curso ampliar-se-ão as oportunidades de educação superior na região, oferecendo aos estudantes do Amazonas uma formação acadêmica de excelência em um campo de estudo de grande demanda e relevância nacional e internacional.

Um currículo moderno e atualizado, baseado nas melhores práticas pedagógicas, o curso de Engenharia Física da Ufam proporcionará aos seus alunos uma formação sólida, que contemplará tanto os aspectos teóricos quanto práticos, preparando-os para enfrentarem os desafios e demandas da sociedade contemporânea. Esse novo curso do ICE inova com a utilização das metodologias ativas por meio de projetos, estimulando o aluno como protagonista de seu próprio aprendizado. Nessa metodologia, os estudantes serão incentivados a desenvolver projetos práticos e colaborativos, aplicando os conhecimentos adquiridos e desenvolvendo habilidades como trabalho em equipe, resolução de problemas e pensamento crítico.

O novo curso nasce de proposta do Departamento de Física de Material (DFMat), cujo corpo docente é altamente qualificado, representado por 82% de Bolsista de Produtividade em Pesquisa. Associado a essa expertise, o curso de Engenharia Física implementará no seu processo de ensino e aprendizado o Programa de Mentoria, o que demonstra a sua preocupação permanente com o acolhimento aos seus discentes, oferecendo-os suporte acadêmico e emocional individualizado, visando combater sem trégua a grande evasão estudantil nas áreas de ciências exatas e engenharias.

 Depoimentos sobre o curso:

“Com a criação do curso de Engenharia Física a Ufam inova no ensino de engenharia em nosso Estado ao aplicar os princípios fundamentais da Física às novas tecnologias. A introdução de cursos como mecânica quântica, nanotecnologias, matemática avançada e simulação quântica de novos materiais, os estudantes adquirirão habilidades para a solução de problemas complexos à altura dos desafios da engenharia moderna”, professor Hidembergue Ordozgoith da Frota (DFMat, ex-reitor da Ufam).

“O curso de Engenharia Física desempenhará um papel fundamental na expansão da oferta acadêmica, na promoção da pesquisa e da inovação, e no desenvolvimento tecnológico e econômico do estado do Amazonas. Além disso, contribuirá fortemente para a formação de uma base sólida de recursos humanos qualificados que podem enfrentar os desafios e oportunidades do século XXI. Este curso atrairá estudantes com diferentes interesses acadêmicos e contribuirá para a formação de profissionais altamente qualificados em uma área de conhecimento estratégica por ser multidisciplinar e, em curto e médio prazos, terá um papel significativo na fixação de recursos humanos e empregabilidade no estado do Amazonas. Além disso, a Engenharia Física poderá impulsionar o desenvolvimento tecnológico no Amazonas, fundamental para a competitividade econômica e a diversificação industrial”, professor Edgar Sanches (DFMat e diretor do Departamento de Pesquisa da Propesp).

 Vídeo informativo.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página