Página inicial > Notícias Destaque > Profissionais recém-formados da Faculdade de Informação e Comunicação recebem outorga de grau da Ufam

Publicado: Quinta, 14 de Setembro de 2023, 14h58 | Última atualização em Quinta, 14 de Setembro de 2023, 15h13 | Acessos: 891

A cerimônia de outorga de grau aconteceu na noite desta quarta-feira, (13/09), no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário, que reuniu os recém-formados dos cursos de  Arquivologia, Biblioteconomia,  Jornalismo e Relações Públicas

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Ao todo, 50 novos profissionais participaram da cerimônia de outorga de grau dos formandos dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia, Comunicação Social (Jornalismo e Relações Públicas), da Faculdade de Informação e Comunicação da Universidade Federal do Amazonas, do segundo semestre do ano de 2022, nesta quarta-feira (13/09), no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário. Presidida pelo titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), professor David Neto, representando o reitor, professor Sylvio Puga, a sessão solene contou com a participação do diretor da Fic, professor Allan Soljenitsin Barreto Rodrigues.

Na ocasião, o pró-reitor, professor David Neto, disse, em seu discurso, que os recém-formados são os verdadeiros agentes de transformação social, pois, segundo ele, eles utilizam a ferramenta aprendida na Universidade (Comunicação) para esse fim. Ele contou que o esforço dedicado dos professores, aliado ao espectro administrativo, consolidou a realização desse feito. No momento de sua fala, ele recomendou aos novos profissionais que sigam o caminho profissional com sabedoria com ética, altruísmo, respeito e dedicação ao trabalho.

Nesse processo, Neto associou a isso, sensibilidade de olhar os seres humanos com quem irão trabalhar. Para ele, a solenidade de outorga de grau foi marcada pela felicidade, carinho, amor e acolhimento. Durante a cerimônia um egresso, agora, profissional de Biblioteconomia se ajoelhou, agradecendo a Deus pela realização alcançada. Mais adiante Neto complementou citando a presença de uma criança no palco que teve um significado especial para a  família. E, finalmente, mencionou a frase escrita em cartaz  erguida no meio do público presente: “A gente conseguiu!!!!”

“Sejam porta-vozes da Faculdade de alto padrão, dos cursos de alto padrão  que vocês acabaram de concluir”, expôs o professor David Neto.

No seu discurso do professor Allan Rodrigues, diretor da Fic, mencionou os momentos mais difíceis durante a pandemia da Covd-19, em que alunos e professores atravessaram um período com dificuldades, mas, com determinação, mantiveram a excelência no ensino e na aprendizagem em que permitiu chegar até a formação dos discentes.

Allan Rodrigues acredita nessa conquista e é motivo de celebração, explicou que o trabalho realizado pelos professores e técnicos administrativos também é motivo de celebração. Seguindo a ideia de celebração, o professor pontuou que o ensino público produzido pela Universidade Federal do Amazonas cumpriu sua missão de atender uma gama de pessoas que precisam da universidade pública para se qualificar.

Finalmente, a professora Aline Ferreira Lira, do curso de Relações Públicas, fez a leitura de um compilado de textos elaborados por cada paraninfo dos cursos da Fic, no que ela denominou “recados personalizados”. Neles, o conteúdo presente, era o desejo de sucesso, sabedoria e profissionalismo nessa nova fase dos recém-formados de comunicação e informação da Ufam.

Confira a lista dos formandos dos cursos de Arquivologia, Biblioteconomia e Comunicação Social (Jornalismo e Relações Públicas):

ARQUIVOLOGIA

1. ADRIANA CHRISTINY CAVALCANTE DE MACEDO