Página inicial > Notícias Destaque > Cerimônia de outorga de grau licencia novos profissionais em Artes na Ufam

Cerimônia de outorga de grau licencia novos profissionais em Artes na Ufam

Publicado: Quarta, 13 de Setembro de 2023, 15h19 | Última atualização em Quarta, 13 de Setembro de 2023, 15h30 | Acessos: 545

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

A cerimônia de outorga de grau para 10 licenciados em Artes (Música e Artes Visuais) da Faculdade de Artes da Universidade Federal do Amazonas (Faartes/Ufam) do semestre do ano de 2022 aconteceu nesta terça-feira (12/09), no auditório Eulálio Chaves, setor Sul do Campus Universitário. A sessão solene foi presidida pelo titular da Pró-Reitoria de Ensino de Graduação (Proeg), professor David Lopes Neto, representando o reitor, professor Sylvio Puga, acompanhado pelo diretor da Faartes, professor João Gustavo Kienen.

Em pronunciamento, o pró-reitor, professor David Lopes, disse após cumprimentar autoridades e público presente, parabenizou pais e parentes dos formandos. “Falar em Artes (música e artes visuais) é encantador”, disse Lopes que acredita que a Faartes da Ufam entrega a sociedade licenciados de alto padrão profissional.  Segundo ele, no mundo do trabalho em Arte (Educação/Cultura), os novos profissionais almejam serem educadores tanto no Amazonas quanto no Brasil, ensinando novas aprendizagens de ensino.

“As Artes são multifacetadas e agregam valores. Os artistas aqui formados levam da Academia, os valores da sabedoria, do conhecimento, da ética e da moral. O altruísmo aqui mencionado pelo amor ao próximo se colocará a favor das Artes produzida por esses profissionais que absorverão novas aprendizagens, que esse novo modo de ser, voem como águias, voem para o sucesso”, expôs David Lopes.

Gustavo Kienen, diretor da Faartes, deu importância aos três categorias que compõem a Universidade: docente, discentes e técnico-administrativo que sem eles não seria possível realizar um evento de tal magnitude. “Sem essas três categorias atuando, a aprovação dessa cerimônia não seria possível”, disse Kienen. O diretor recomendou o retorno dos novos licenciados para se qualificar nos programas de pós-graduação da Universidade;  além disso, promovam a essência  do artista e do arte-educador, atuando com a mesma sensibilidade junto a sociedade.

“A gente sabe que o ensino de Artes é uma ferramenta transformadora, atuando como uma mágica instantânea, mas, pois, estudamos uma maneira de ensinar, de se materializar numa linguagem artística, de produzir, de se expressar e de reconhecer em cada pessoa, o potencial como ser humano”, disse o diretor.

Na sequência, os paraninfos dos cursos da Faartes, professores Roberta Paredes (Artes Visuais) e Renato Antonio Brandão Medeiros (Música) apresentaram seus discursos durante a cerimônia.

Acesse a lista dos formandos da Faculdade de Artes (Faartes):

LICENCIATURA EM ARTES VISUAIS

ERICK DE OLIVEIRA XAVIER