Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Notícias Destaque > Formandos de Ciências Exatas recebem outorga de grau de 5 cursos da Ufam
Início do conteúdo da página

Formandos de Ciências Exatas recebem outorga de grau de 5 cursos da Ufam

Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2023, 15h13 | Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2023, 16h18 | Acessos: 1127

Por Sebastião de Oliveira, equipe Ascom

Os formandos dos cursos de Bacharelado em Estatística, Licenciatura em Física, Bacharelado em Geologia, Licenciatura em Matemática e Licenciatura em Química, do Instituto de Ciências Exatas, da Universidade Federal do Amazonas (ICE/Ufam), do segundo semestre do ano de 2022, participaram de outorga de grau nesta segunda-feira (11/09), no auditório Eulálio Chaves, no Campus Universitário, setor Sul. O titular da Pró-Reitoria de Extensão, representando o reitor, professor Sylvio Puga, presidiu a sessão solene, acompanhado pelo diretor do ICE, professor Túlio de Orleans Gadelha Costa.

O pró-reitor da Proext, professor Almir Menezes, em pronunciamento, disse que a formação dos novos profissionais lançados no mercado de trabalho, foram orientados por um quadro de docentes qualificados da instituição que tem como base uma qualificação máxima de seu corpo docente, além do corpo técnico administrativo potencializando o que ele chamou de indissociabilidade entre o ensino, a pesquisa e a extensão. “Aqui não ensinamos para o mercado, mas ensinamos para  vida, nós ensinamos para as coisas pequenas, para as coisas grandes, ensinamos a pesquisar, ensinamos a trabalhar as mais distintas matérias e executar e fazer extensão, a Universidade é pautada no desenvolvimento social, econômico e sustentável da Amazônia”, completou o pró-reitor, professor Almir de Menezes.  

Durante seu discurso, Menezes faz uma analogia sobre a Universidade de 40 anos, que era elitista e fechada e que, atualmente, percebeu-se que é uma Universidade plural e diversa, na qual as políticas públicas promoverem o ingresso de variados segmentos sociais, desenvolvendo qualidades técnicas e potencializando o presente e futuro. Seguindo seu pensamento, ele acredita que os formandos são um reflexo do Brasil, dos trabalhadores que constroem esse país.

“Portanto, a Universidade é um espaço de criação, de sonhos, de execução de tarefas, de desenvolvimento de Ciência, Tecnologia e Inovação de altíssima qualidade”, enfatizou Menezes que considerou que os mesmos formandos possam retornar em dá continuidade à sua formação em termos de ensino superior, qualificação dos estudos de pós-graduação (mestrado e doutorado).

O diretor do ICE, professor Túlio Gadelha Costa, lamentou perdas de vidas ceifadas durante a pandemia da Covid-19 e denominou aqueles sobreviventes de vencedores. Em seguida, convocou todos os formandos, agora, profissionais de áreas específicas, para retornarem à qualificação juntos aos 7 programas de pós-graduação do ICE. O professor lembrou quanto ao juramento realizado na cerimônia de colação de grau, pois  acredita que a sociedade precisa do profissional de exatas e, concluiu: “A Ufam fornece o apoio para a sociedade qualificando os nossos alunos.”   

A professora Juliana Guerreira Ribeiro de Miranda, paraninfa dos cursos,     acredita que os novos profissionais em Exatas conseguiram chegar ao objetivo final, apesar que ao longo do período de graduação passaram por dificuldades em determinadas situações, mas, por outra lado, a professora pediu para que todos orassem pela nova trajetória de vida.

Confira a lista dos formandos do Instituto de Ciências Exatas (ICE):

BACHARELADO EM ESTATÍSTICA

ABRAÃO AUDILLE DE SOUZA LIMA

 

LICENCIATURA EM FÍSICA

ANA KAROLINE DOS SANTOS CARDOSO

EDNA FELICIA DA SILVA LOPES

HERBERT VINICIUS TEIXEIRA PEREIRA

MICAELLA CAVALLI DE ALENCAR E SILVA

VITOR JÔNATAS PAIVA BARBOSA

 

BACHARELADO EM GEOLOGIA

ANANDA PRISCILA GOMES FERNANDES

HAMMY KATIUTHY OLIVEIRA ABADIAS

JÚLIA HANNA FIGUEIREDO DE SOUZA

SIRLAN SILVA DO CARMO

THIAGO ABREU DE ALMEIDA

 

LICENCIATURA EM MATEMÁTICA

AILA RAIMUNDA DA SILVA LIMA

AMANDA RODRIGUES DE SOUZA

ANA BEATRIZ PINHEIRO LIRA

ANA GABRIELA MUNIZ VILAROUCO PEDROSA

ANTONIO VÍCTOR DOS SANTOS BARBOSA

FRANCISCO CORRÊA DE MATOS

GUSTAVO OLIVEIRA ETHER

KAMILA DIAS PEREIRA

LINCOLN FERREIRA LIMA

MARCELLO LIMA GARCIA

NAOMI DE LIMA HITOTUZI

PÉRICLES LORETO PINHEIRO BACELAR

ROBERTA DOS SANTOS RODRIGUES

WENDELL DOS SANTOS MOREIRA

 

LICENCIATURA EM QUÍMICA

FERNANDO LUCAS COSTA DOS SANTOS

FLAVIA MEIRA DA SILVA

ISABELA GONÇALVES DA GAMA

JULLIA NEGREIROS MORAES

KARINA RAMOS DA SILVA

KELLY BATISTA DE AZEVEDO

NATASHA MARINHO DE OLIVEIRA

REBECA MONTENEGRO SANTANA DA SILVA

              

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página