Página inicial > Notícias Destaque > Cerimônia de outorga de grau marca nova etapa aos novos profissionais de enfermagem da EEM

Publicado: Quarta, 23 de Agosto de 2023, 16h05 | Última atualização em Quarta, 23 de Agosto de 2023, 17h13 | Acessos: 914

Ao todo, 43 novos enfermeiros foram entregues à sociedade amazonense na noite desta terça-feira (22/08)

Por Sebastião de Oliveira, Equipe Ascom Ufam

A cerimônia de outorga de grau de 43 novos enfermeiros da Escola de Enfermagem de Manaus da Universidade Federal do Amazonas (EEM/Ufam), do segundo semestre de 2022, aconteceu na noite desta terça-feira (22/08), no auditório Eulálio Chaves, no setor Sul do Campus Universitário. Representando o reitor, professor Sylvio Puga, o titular da Pró-Reitoria de Inovação Tecnológica (Protec), professor Jamal da Silva Chaar, presidiu a sessão solene em que esteve acompanhado pelo diretor da EEM, professor Esron Soares Carvalho Rocha.

Em pronunciamento, o pró-reitor de Inovação Tecnológica, professor Jamal da Silva Chaar, após cumprimentar as autoridades, os novos profissionais de enfermagem e o público presente, disse que o momento é especial em que a Ufam sente-se honrada de  entregar à sociedade 43 novos profissionais de enfermagem, ação essa que cumpri com as determinações da  missão da Instituição. Chaar entende que com isso fará a diferença para transformar a vida das pessoas. Nesse sentido, o professor desejou sucesso aos novos enfermeiros.

O diretor da EEM, professor Esron Soares Carvalho Rocha, acredita que durante os seus 74 anos, a EEM criou um espaço que denota uma junção de emoções, isso ficou evidenciado, recentemente, com a visita de alunos egressos que quando ingressaram na Universidade, ainda adolescentes, tiveram na sua formação não somente do conhecimento técnico, mas também,  foram ensinados a cuidar de gente, dentro das necessidade humanas básicas (psicológicas, sociais, espirituais, cuidado físico) e, agora, são profissionais, cidadãos, responsáveis pela sua vida como a vida dos pacientes  agora adultos,  são responsáveis por vidas e pelas vidas dos pacientes que determinaram cuidar.

Nesse aspecto, o diretor da EEM, professor Esron Soares, acredita que as ações desenvolvidas pela Escola são a devolução à sociedade de profissionais capacitados, que está refletido no compromisso que a Universidade tem para com a Sociedade.  O diretor observa que a essência da enfermagem é diferente do cuidado da mãe para com o filho, do namorado para com a namorada, amigo para com a amiga, pois, segundo ele, é um cuidado sistematizado baseado nas melhores evidências científicas.

A paraninfa da turma, professora Alaidistânia Aparecida Ferreira, em seu pronunciamento, afirmou aos recém-formados a sua excelência na certeza de que serão justos, compreensivos, dedicados, solidários e humanitários na profissão. A paraninfa recomenda-os que olhem de forma profunda junto aos seus pacientes e nunca deixem de falar com a compassividade que merecem. O paciente demanda carinho, compaixão, acolhimento tanto quanto soluções profissionais, finalizou a professora.

Confira a lista dos formandos do curso de Enfermagem da EEM:

1. ÁDRIA BEATRIZ BARBOSA DA SILVA VERÇOSA
  2. ALESSANDRA PRAIA FERREIRA DO NASCIMENTO