Página inicial > Notícias Destaque > Reitor da Ufam participa de evento com ministro da Educação, Camilo Santana, em Manaus

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2023, 16h20 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2023, 16h38 | Acessos: 694

Carla Santos

Equipe Ascom

Na presença dos 62 prefeitos do Estado, do reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, do governador do Amazonas e convidados, o ministro da Educação, Camilo Santana anunciou ações para reforçar a qualidade do processo de alfabetização de crianças até o final do 2º ano do Ensino Fundamental, beneficiando 360 mil alunos das redes estadual e municipal do Amazonas.

A iniciativa integra a Política de Alfabetização do Amazonas, que compõe o Compromisso Nacional da Criança Alfabetizada (CNCA). A cerimônia de lançamento do “Amazonas + Alfabetizado”, como foi batizada a ação principal, aconteceu nesta terça-feira (22), no Centro de Convenções do Amazonas - Vasco Vasques, na zona Centro-Sul de Manaus.

Em termos práticos, a execução do programa arregimenta o governo federal, por meio do Ministério da Educação (MEC), governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Educação e Desporto Escolar; e as prefeituras, por meio de suas secretarias municipais de educação.

Adesão a programas federais

O ministro da Educação, Camilo Santana, formalizou junto ao governo do Estado, a adesão aos programas: Compromisso Nacional Criança Alfabetizada; Pacto Nacional pela Retomada de Obras da Educação Básica; e Programa Escola em Tempo Integral, que integram o novo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Agenda em Brasília

Ainda nesta terça-feira, 22, o reitor da Ufam segue para Brasília, para cumprir agenda na capital federal, com intuito de tratar de demandas da instituição também junto ao Ministério da Educação e da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes).