Página inicial > Notícias Destaque > Novas profissionais de Farmácia são apresentadas à sociedade em solenidade de outorga de grau da FCF

Publicado: Terça, 22 de Agosto de 2023, 10h30 | Última atualização em Terça, 22 de Agosto de 2023, 16h38 | Acessos: 744

Por Sandra Siqueira
Equipe Ascom Ufam

A Universidade Federal do Amazonas (Ufam) realizou, na noite de segunda-feira, 21, a cerimônia de outorga de grau das formandas do curso de Farmácia da Faculdade de Ciências Farmacêuticas (FCF), referente ao segundo período de 2022. Ao todo, 11 novas farmacêuticas foram apresentadas à sociedade durante o evento. A solenidade ocorreu às 19h, no Auditório Eulálio Chaves, setor Sul do campus Manaus.

Presidindo a sessão solene, a pró-reitora de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, professora Maria da Glória Vitório Guimarães, abordou em seu pronunciamento o compromisso da Instituição com a formação de qualidade e a gratidão expressa pela turma graduada. “Os docentes, técnicos e gestores desta Casa, ao longo dos anos, têm conseguido preservar e proteger o padrão elevado de qualidade acadêmica com a garantia das atividades de ensino, pesquisa e extensão a todos aqueles alunos que procurarem desenvolver atividades nessas áreas. Sempre guiados pelos valores da excelência acadêmica ligada na essência ao compromisso social desta Universidade”, expôs. “São pessoas agradecidas pelo tempo que aqui passou e isso é muito importante. É importante para a Universidade, para os seus professores. E eu acredito que isso é resultado de uma Faculdade de Ciências Farmacêuticas unida, com valores e princípios éticos, que formaram pessoas hoje que têm essa percepção de gratidão”, completou.

A professora Débora Teixeira Ohana, diretora da FCF, discorreu acerca dos momentos compartilhados por todos durante os anos de formação. “Quantas lembranças ficarão em nossas mentes, nas de vocês e nas nossas. Os momentos de alegria, de luta e perseverança, ao lado daqueles que nos acompanharam diariamente durante todos esses anos, nos auxiliando no que fosse preciso e comemorando as conquistas, porque são de todos”, declarou. “E aqui estão vocês. E nós também. Com muito aprendizado e com a capacidade de ultrapassar os limites que nos cercam, preparados para a vida futura, trilhando essa jornada que se inicia com o foco de servir”, ressaltou a gestora.

O professor Antonio Batista da Silva, coordenador acadêmico da FCF, destacou o privilégio das graduadas de conquistar o diploma de ensino superior. “Vocês devem agradecer, principalmente, pela família que vocês, pais e mães, amigos, porque sem essa base familiar a gente não consegue caminhar como a gente deveria. A partir de agora, com essa graduação, vocês já trilham o caminho que vocês devem seguir e esse será o melhor caminho para vocês. Parabéns”, afirmou.

A professora Karen Regina Carim da Costa Magalhães, paraninfa da turma, salientou a versatilidade de atuação dos profissionais de farmácia, com destaque para o cuidado do paciente. “Ah o cuidado, ele está presente desde os primórdios do exercício de nossa profissão, quando ainda éramos denominados boticários. Na era industrial nos afastamos do cuidado, no entanto, essa atuação foi resgatada e fortificada com o passar dos anos. Na atualidade, contamos com os consultórios farmacêuticos”, informou a docente. “Faça o seu melhor. Falamos tanto de sucesso que falhar também é importante. É parte do processo. É no falhar que aprendemos a levantar, melhorar e nos aperfeiçoar enquanto profissionais e também seres humanos”, aconselhou.

Maria Caroline Leão Pessoa foi a escolhida para discursar em nome da turma de formadas. “Hoje é um dia especial, um marco em nossas vidas, em que celebramos o encerramento de um ciclo e o início de uma nova jornada como profissionais”, iniciou a oradora. “Estamos diante de um novo caminho que cabe somente a nós trilhar, escrevendo a nossa própria carreira, com todas as oportunidades e incertezas que isso nos traz”, finalizou.

Confira a seguir a lista com as mais novas farmacêuticas formadas pela Ufam:

1 BEATRIZ DOS SANTOS VIÉGAS

2 CAROLINA CAVALCANTE AZEVEDO