Página inicial > Notícias Destaque > Reitor e pesquisadores da Ufam participam do Diálogos Amazônicos, evento que antecede a Cúpula da Amazônia

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 16h58 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 16h58 | Acessos: 438

A Ufam, representada por seu reitor, o professor Sylvio Puga e professores e professoras da Instituição que se debruçam sobre as temáticas amazônicas participaram ativamente, neste fim de semana, do importante evento 'Diálogos Amazônicos', que converge para um conjunto de iniciativas da sociedade civil organizada para formulação de novas estratégias para a região. Falando sobre o "O papel das universidades públicas no desenvolvimento da Amazônia", ele participou de uma mesa compartilhada com outros reitores e reitoras da região Norte, no sábado, dia 5 de agosto.

Os Diálogos Amazônicos reuniram até domingo, dia 6, no Hangar Centro de Convenções, um conjunto de iniciativas da sociedade civil organizada com o objetivo de pautar a formulação de novas estratégias para a região. Envolvem, desde a sua organização, representantes de entidades, movimentos sociais, academia, centros de pesquisa e agências governamentais, do Brasil e demais países amazônicos.

O evento integra a programação da Cúpula da Amazônia e seus resultados serão apresentados por representantes da sociedade civil aos líderes reunidos na Cúpula. As atividades serão divididas entre plenárias (organizadas pelo governo federal, com ampla participação social) e atividades auto-organizadas por entidades da sociedade civil, academia, centros de pesquisa e agências governamentais.

Ufam tem debatedoras em evento

As professoras Marinete Mota e Taciana Coutinho, respectivamente diretora e pesquisadora do Instituto de Natureza e Cultura (INC), em Benjamin Constant, participam nos dias 4, 5 e 6 de agosto, dos Diálogos Amazônicos, evento organizado pela Secretaria-Geral da Presidência da República, com o intuito de discutir a realidade local bem como apresentar propostas para o desenvolvimento da região com foco na preservação ambiental. A atividade integra a programação da Cúpula da Amazônia e ocorre em Belém (PA), no Hangar Centro de Convenções. Professores de outras unidades acadêmicas, a exemplo do Instituto de Filosofia, Ciências Humanas e Sociais (IFCHS) também têm representantes no encontro.