Página inicial > Notícias Destaque > Por videoconferência, Presidente da República inaugura Infovia 01, que amplia e fortalece o acesso ao serviço de Telessaúde no HUGV/Ufam/EBSERH no SUS

Publicado: Segunda, 07 de Agosto de 2023, 14h13 | Última atualização em Segunda, 07 de Agosto de 2023, 14h55 | Acessos: 877
Solenidade contou com a demonstração dos atendimentos médicos remoto à população de Parintins

Por Márcia Grana
Equipe Ascom Ufam

O reitor da Universidade Federal do Amazonas, professor Sylvio Puga, e a vice-reitora da Ufam, professora Therezinha Fraxe, participaram, na manhã desta segunda-feira, 7 de agosto, da solenidade de inauguração da Infovia 01, que fortalece o acesso ao serviço de Telessaúde no Hospital Universitário Getúlio Vargas no Sistema Único de Saúde (SUS).

A Infovia recém-inaugurada pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva leva Internet a 3 milhões de pessoas. A comitiva presidencial estava reunida no município de Santarém, no Pará, interligada por videochamada com diversos municípios amazonenses como Parintins, Urucurituba e Manaus.

Investimento que deu certo

Emocionado, o Presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que o atendimento em Telessaúde foi uma aposta que deu certo. “É com emoção que participo deste momento em que vejo a concretização, a transformação em realidade tudo o que projetamos há tanto tempo. Queríamos levar os melhores médicos, e eu tinha dúvida se esse projeto daria certo, mas apostamos e hoje eu vejo que deu certo. Os lugares mais distantes do Brasil recebendo atendimento médico de qualidade. É um desejo meu pessoal, é um sonho do nosso governo porque todos nascemos para termos um bom atendimento de saúde”, discursou.

Mesa de honra

Na sede do Hospital Universitário Getúlio Vargas, além do reitor da Ufam e da vice-reitora da Ufam, professora Therezinha Fraxe, o superintendente do HUGV/EBSERH, professor Juscimar Carneiro e a diretora de Atenção à Saúde da EBSERH, a médica Lumena Furtado.

HUGV - atendimento de referência

Durante seu pronunciamento, o reitor da Ufam, professor Sylvio Puga, destacou a satisfação de a Ufam de participar deste momento histórico que impacta os serviços de saúde oferecidos pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas à população.

“Senhor presidente, quero expressar nossa satisfação de participar deste momento que é um grande passo para o fortalecimento dos serviços oferecidos pelo Hospital Universitário Getúlio Vargas, um hospital que já é de referência para nossa população. Muito obrigado, presidente, pela iniciativa. Aqui continuamos trabalhando, permanentemente, pelas Universidades públicas em nosso país”, discursou.

100% SUS

O superintendente do HUGV/EBSERH, professor Juscimar Carneiro, ressaltou ser um dia muito especial para o Hospital Universitário Getúlio Vargas. “Aqui no Hospital Universitário Getúlio Vargas, somos 100% Sistema Único de Saúde. É um dia muito especial, pois isso significa impacto direto no fortalecimento do atendimento de saúde no nosso estado”, declarou, ao anunciar também que, em outubro, ocorre a Jornada de Saúde da Amazônia Ocidental, voltada à formação de 700 médicos.

Grande projeto

A diretora de Atenção à Saúde da EBSERH, a médica Lumena Furtado, afirmou que o projeto de Telessaúde traz dignidade ao povo brasileiro. “Senhor presidente, é uma emoção participar deste momento. Com essa iniciativa, seu governo consegue garantir que o atendimento em saúde chegue a todos, independente de onde elas estejam, o que traz dignidade ao povo brasileiro”.

Em seguida, pacientes que foram atendidos pelo projeto de Telessaúde da Universidade ressaltaram a excelência dos serviços oferecidos.