Página inicial > Notícias Destaque > ICSEZ/Ufam recebe visita do cônsul-geral do Japão

ICSEZ/Ufam recebe visita do cônsul-geral do Japão

Publicado: Sexta, 04 de Agosto de 2023, 14h36 | Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 16h01 | Acessos: 636

Por Sebastião Nascimento     Edição Juscelino Simões

ICSEZ

No último sábado (29), o cônsul-geral do Japão, sediado em Manaus, Masahiro Ogino, visitou o Instituto de Ciências Sociais, Educação e Zootecnia (ICSEZ) da Universidade Federal do Amazonas (Ufam), em Parintins. A visita teve como objetivo conhecer a instituição e estabelecer um diálogo com a direção e o corpo docente sobre iniciativas que promovam a cultura japonesa no ambiente acadêmico, com um enfoque especial no ensino da língua japonesa no município, cuja identidade é também marcada pelo legado dos imigrantes japoneses na região.

Além do cônsul-geral Masahiro Ogino, visitaram o Instituto o cônsul de Cultura, Hiroaki Aizawa e a assessora cultural do Consulado-Geral do Japão em Manaus, Erika Yukari. A comitiva foi recebida pela diretora do ICSEZ/Ufam, Sandra Helena da Silva, acompanhada pela coordenadora administrativa Daniele Canto, pela professora e vice-coordenadora do curso de Comunicação Social/Jornalismo, Marina Magalhães, e pela docente do curso de Administração, Silvane Mascarenhas.

“O cônsul apresentou a importância de se resgatar e valorizar a cultura japonesa, com destaque a língua, demonstrando interesse em firmar uma parceria com a Ufam para criar um curso de idioma japonês no Instituto. Ele já esteve com o reitor Sylvio Puga falando sobre esse tema e veio conhecer um pouco do nosso Instituto e ver a condição de ofertarmos um curso relativo a este idioma”, relata a diretora do ICSEZ/Ufam, Sandra Helena da Silva. “Não temos professores que falam o idioma japonês, mas conversamos sobre a criação de um projeto de extensão mais amplo sobre a cultura japonesa que envolva também a língua”, completou.

A visita ao Instituto fez parte das iniciativas do consulado para firmar parcerias com as instituições educativas e ampliar o estudo da língua japonesa em Parintins e no Amazonas. O Estado é pioneiro no ensino da língua japonesa, uma vez que a Ufam em Manaus criou o primeiro curso de licenciatura em Letras - Língua e Literatura Japonesa do Brasil. A diretora Sandra Helena destaca que a visita foi necessária para o cônsul-geral conhecer o funcionamento da instituição e a importância que o Instituto tem para todo o Baixo Amazonas.

A docente Marina Magalhães, coordenadora do Projeto Cidadania Digital, afirma que o ICSEZ/Ufam, por meio do projeto de pesquisa que executa em colaboração com outras instituições, já vem atuando com foco na construção da memória digital dos imigrantes japoneses em Parintins. “A ideia é aproximar cada vez mais a Universidade da comunidade, a partir da nossa parceria com a Associação Nipo-Brasileira de Parintins. O objetivo é promover oficinas de produção de conteúdo para as redes sociais para que os descendentes desses imigrantes e a população local criem suas próprias narrativas e ajudem a contar essa história”.

Shima Matsuri – O Festival da Ilha

Os representantes do consulado do Japão em Manaus vieram a Parintins participar do I Shima Matsuri – O festival da ilha, sendo um dos principais apoiadores do evento cultural realizado ainda no sábado (29), na praça do Cristo Redentor. Além disso, a equipe do consulado, junto com o presidente da Associação Nipo-Brasileira de Parintins (ANBP), Elizeu Inomata, e o presidente da Associação Amazon Koutakukai, de Manaus, Valdir Hicashi Sato, participou de uma reunião na Câmara Municipal de Parintins para estabelecer parcerias com as autoridades locais e propor a criação do Dia da Fundação da Vila Amazônia no calendário municipal.

O Shima Matsuri - O Festival da Ilha foi um verdadeiro sucesso e contou com o apoio do Consulado Geral do Japão em Manaus, dos alunos e professores do curso de Comunicação Social/Jornalismo, através do projeto Cidadania Digital (Humanitas/Fapeam), da Universidade Federal do Amazonas (Ufam-Parintins), que trabalharam na organização e divulgação desse evento especial.