Página inicial > Notícias Destaque > Ufam é uma das 126 instituições que avança com uso do Sistema Eletrônico de Informação (SEI)

Publicado: Quinta, 03 de Agosto de 2023, 15h37 | Última atualização em Sexta, 04 de Agosto de 2023, 16h24 | Acessos: 1223

O sistema de distribuição e compartilhamento de informações adotado pelo Sistema Eletrônico de Informações (SEI) viabiliza processos eletrônicos nos âmbitos interno e externo da Universidade

De acordo com Marcos Araújo, coordenador do SEI Ufam, a  implantação do novo SEI na Universidade permitiu melhorias na Instituição, como exemplo, a economia de recursos (papel, impressora, cartuchos, transporte, espaço), celeridade na tramitação de processos de trabalho e nas decisões administrativas, transparência no acesso e andamento de processos, facilidade de localização processual, redução do tempo na realização das atividades administrativas, organização e enxugamento dos fluxos de trabalho, acesso rápido às informações, além de tornar o trabalho dos servidores mais colaborativo.

Após a ampliação do sistema, a Ufam se adequou ao novo processo, conta Araújo que disse que, atualmente, a Ufam possui 693 unidades cadastradas, entre capital e interior. Acompanhando essas etapas, o coordenador disse que o SEI capacitou uma média de 228 agentes multiplicadores de capacitação, possuindo mais de 3.000 usuários aptos a operacionalizar o SEI/Ufam.

“Mediante isso, o SEI Ufam integra ao projeto de nacionalização do PEN - Processo Eletrônico Nacional, que hoje, além da Ufam, conta com cerca de 126 órgãos e entidades. A estratégia do governo federal é fazer a distribuição do SEI como serviço, atuando junto às empresas estaduais de tecnologia da informação para ampliar o uso do SEI nos estados e municípios. A meta é viabilizar uma plataforma única para atender todos os cidadãos”, expôs Marcos Araújo.

A Ufam, nesse sentido, poderá continuar contribuindo nesse processo, buscando manter-se atenta às novas diretrizes do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos no que concerne ao desenvolvimento do SEI, suas atualizações e módulos, visando, dessa forma, oferecer contínuas melhorias aos usuários do Sistema, detalhou o coordenador.

Marcos Araújo apresenta a evolução  anual quantitativa de processos e de elaboração/recebimento de documentos no SEI/Ufam que foram gerados e recebidos até a data atual: