Página inicial > Notícias Destaque > Ufam amplia pós-graduação para cursos de mestrado e doutorado aprovados pela Capes

Publicado: Sexta, 21 de Julho de 2023, 15h18 | Última atualização em Sexta, 21 de Julho de 2023, 15h41 | Acessos: 1132

O avanço da pós-graduação na Universidade Federal do Amazonas (Ufam) já é uma realidade. Recentemente, foram aprovados 10 cursos de mestrado e de doutorado, todos aprovados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), ampliando vagas e criando oportunidades para quem quer se qualificar numa área específica.

Dentre os cursos aprovados, está o mestrado Interinstitucional (Minter) na área de Direito, conforme o Termo de Cooperação firmado entre a Ufam e o Tribunal de Contas do Estado do Amazonas (TCE) para atender a qualificação de servidores das duas instituições, cujo objetivo é estabelecer as condições de cooperação técnica, jurídica, científica, pedagógica e procedimentos administrativos entre as entidades para a realização da qualificação de profissionais de nível superior dos servidores do TCE, e parte das vagas aos servidores da Ufam, conforme o acordo de cooperação técnica entre a Ufam e a Fundação Getúlio Vargas.

Mais cursos de mestrado e doutorado aprovados

Mestrados aprovados pela Capes estão também os de Sociologia, de Engenharia Mecânica, de Informação e Comunicação e o mestrado profissional em Economia. Em nível de doutorado, foram aprovados os de Odontologia, de Engenharia de Materiais, e de Enfermagem (o primeiro da Região Norte que será realizado em parceria com a  Universidade Estadual do Pará), além do em Psicologia e Ciências Florestais e Ambientais.

Oportunidades para quem busca aperfeiçoamento

A pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação da Ufam em exercício, professora Adriana Malheiro, comemora as novas conquistas da Universidade. “A Propesp Ufam está em festa por conseguir oferecer mais oportunidades para quem busca aperfeiçoamento acadêmico. Ainda teremos mais pela frente, pois esse é apenas o resultado do primeiro conjunto da Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN). Ainda temos pelo menos oito a serem avaliadas pela Capes e temos a expectativa de que todas sejam aprovadas. Aí se juntarão oportunidades na área de Ensino e Humanidades, por exemplo.

Enfermagem – pioneirismo

Coordenador do  Programa de Pós-Graduação em Enfermagem, pela Ufam, do recém-aprovado curso de doutorado em Enfermagem, o professor Zilmar Augusto de Souza Filho, ressalta o pioneirismo do oferecimento do curso em associação com a Universidade do Estado do Pará (UEPA). “Assim como nosso doutorado recém-aprovado, somos pioneiros em ofertar, desde 2010, o mestrado acadêmico em Enfermagem, em parceria com a UEPA. Não há outro Programa de Pós-graduação em Enfermagem que oferte o doutorado nessa área na Região Norte. Nosso curso de doutorado oferecerá 15 vagas, sendo oito para Manaus e sete para Belém.

Engenharia Mecânica - marco histórico

Coordenador do recém-aprovado mestrado em Engenharia Mecânica, o professor Gustavo Cunha da Silva Neto afirma que a aprovação do mestrado pela Capes é um marco na história da Engenharia Mecânica do Amazonas. "Este é o primeiro mestrado em Engenharia Mecânica na história do Amazonas, o segundo mestrado em Engenharia Mecânica da Região Norte e o primeiro mestrado acadêmico em Engenharias III da Ufam e, consequentemente, do Amazonas, além de ser o único mestrado em Engenharias III aprovado neste primeiro conjunto de avaliação de APCN's pela CAPES, entre todos os processos avaliados no Brasil.

Doutorado em Psicologia e Ciências Florestais e Ambientais

São os novos cursos de doutorado a serem ofertados pela Universidade Federal do Amazonas (Ufam). Aprovados com o conceito 4, na primeira submissão de proposta, os dois cursos resultam do esforço coletivo dos membros dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia (PPGPsi) e em Ciências Florestais e Ambientais (PPGCifa).

“Tínhamos certeza de que nossa proposta seria aprovada porque trabalhamos duro para que ela fosse elaborada da melhor maneira possível”, declarou o coordenador do PPGCifa, professor Manuel Lima Jr. “Precisávamos ampliar os estudos e as pesquisas da área de Engenharia Florestal no Estado, já que só existia o curso do Inpa há mais de dez anos”, revelou.

“No último Quadriênio (2017-2020), depois de esforços contínuos, conseguimos a tão almejada nota 4, e o sonho começou a ser esperançado. Publicações, planejamento estratégico, autoavaliação, defesas dentro do tempo, projetos com financiamento... e muitos outros movimentos foram traçados por mãos solidárias e engajadas nessa empreitada”, declarou o professor Breno Ferreira, coordenador do PPGPsi.

“Hoje é dia de festejar e se orgulhar da comunidade da Faculdade de Psicologia, ganhar fôlego e fruir novos caminhos. Temos Doutorado, sim! E em breve, faremos nossa seleção”, registrou o docente na página do PPG após saber da notícia.

A Avaliação de Propostas de Cursos Novos (APCN) é a primeira etapa para a criação de um curso de pós-graduação stricto sensu regular. Na avaliação são consideradas a adequação ao desenvolvimento regional e nacional e a importância socioeconômica do curso, além da comprovação de competência e qualificação acadêmica, didática e científica. Outros aspectos observados são a infraestrutura de ensino e pesquisa, o quadro de professores e o acesso a equipamentos de informática atualizados, com internet, base de dados e fontes de informação multimídia.